null Projeto “Lives do Conhecimento” traz o jornalista e escritor José Agualusa

Projeto “Lives do Conhecimento” traz o jornalista e escritor José Agualusa

Agualusa é um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. O evento virtual acontece em 1° de julho, às 15h. A pré-inscrição deve ser feita no site da Unifor.

Agualusa vai falar sobre o intermitente diálogo entre o jornalismo e a literatura. (Foto: divulgação)

O jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa é o próximo convidado do projeto “Lives do Conhecimento”, desenvolvido pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. O bate-papo virtual acontece no dia 1° de julho, às 15h, sobre o tema “O intermitente diálogo entre o jornalismo e a literatura”. Para participar, basta fazer inscrição prévia através deste link. A mediação da live será feita pela professora Aila Sampaio, do curso de Cinema e Audiovisual.

Agualusa é um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, mudou-se ainda jovem para Portugal, para estudar Agronomia e Silvicultura. Acabou alterando a sua carreira para o Jornalismo, passando a colaborar para vários periódicos, entre eles o português Público, o brasileiro O Globo e o portal Rede Angola.

É autor de romances, contos, novelas, livros infantis e peças de teatro. A obra de Agualusa foi traduzida para mais de 30 idiomas. Suas obras levantam discussões sobre o racismo e a sociedade ególatra, aprofundando, tantas vezes, a infelicidade crônica contemporânea e tencionando  sobrepor a essência à aparência. Em 2017, o escritor ganhou o Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin pela obra Teoria Geral do Esquecimento.

Para Agualusa, literatura é debate. “Os bons livros são aqueles que nos inquietam. A literatura tem várias virtudes. No fundo, tem a ver com a aproximação ao outro e a possibilidade de abrir janelas sobre mundos diferentes. O que a literatura faz é aproximar as pessoas”, diz. Sua obra mais recente é A sociedade dos sonhadores involuntários (2017), fábula política que desafia e questiona a natureza da realidade.

“Lives do Conhecimento”

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Universidade estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Estude na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*exceto Medicina

Confira as regras em unifor.br/estudenaunifor.

José Agualusa na “Live do Conhecimento”
Data: 1º de julho (quarta-feira)
Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube e TV Unifor (canal 181 da NET)

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.