null Universidade de Fortaleza sedia o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2019)

O SBQS é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software e prima pela troca de experiências entre a academia e a indústria

A programação do simpósio reúne sessões técnicas, minicursos, keynote speakers e palestras de empresas. Foto: Divulgação.

O XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) terá como sede a Universidade de Fortaleza. Com data marcada para acontecer de 28 de outubro a 1° de novembro, a programação do simpósio reúne sessões técnicas, minicursos, keynote speakers e palestras de empresas, sobre métodos e inovações que impactam na qualidade do processo e do produto de software.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), maior sociedade de computação da América do Sul, sendo o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Desde a sua concepção, o simpósio prima pela troca de experiências entre a academia, indústria e governo, no qual pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software encontram-se para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente na indústria de software.

Na edição deste ano, um dos keynotes speakers falará sobre a experiência do Banco Central na contratação de serviços de desenvolvimento de software na metodologia ágil, um gestor da multinacional Siemens apresentará a experiência da empresa com processos de software e uma professora da Universidade Polytechinique Hauts-de-France (França) discorrerá sobre a qualidade dos sitemas IoT.

Haverá também a apresentação dos casos de sucesso do Banco do Nordeste relacionado com a Gestão por Indicadores da TI do Banco, além da experiência de mais de 5 anos com Devops da empresa GreenMile e da evolução da agilidade no Serpro.

Serão ofertados, ainda, os seguintes 4 minicursos: Mineração Interativa de Repositórios Visando a Melhoria Contínua de Processos; Devops: Princípios e Práticas; Measuring the Quality of Interactive Systems e Utilizando Análises Qualitativas na Pesquisa e Prática em Qualidade de Software.

Além disso, nesta edição o SBQS conta com 4 trilhas: Trilha de Trabalhos Técnicos, Trilha de Relatos de Experiência, Trilha de Educação em Qualidade de Software e Trilha de Trabalhos Preliminares, onde serão apresentados artigos nos diversos assuntos relacionados com Qualidade de Software.

As inscrições podem ser realizadas até o último dia do evento. O investimento varia de acordo com o perfil de cada candidato. Para alunos da graduação, o preço varia entre R$110 a R$142, enquanto para alunos da pós-graduação, de R$180 a R$283.

XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
Data:
28/10 a 01/11 de 2019
Programação completa

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.