null Unifor sedia programação Arduino Day Fortaleza 2018

Unifor sedia programação Arduino Day Fortaleza 2018

Evento no dia 12 de maio é realizado simultaneamente em diversos lugares do mundo para comemorar o aniversário da plataforma Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. (Foto: Divulgação)

No dia 12 de maio, a Unifor será uma das sedes do Arduino Day Fortaleza, evento realizado simultaneamente em diversos lugares do mundo para comemorar o aniversário da plataforma Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software.

Na Unifor, a programação acontece de 8h às 12h e contempla palestras, workshops e mostra de projetos de Arduino. As palestras e workshops estão divididos em três trilhas: "Artes", "Educação" e "Maker".

A mostra de projetos ocorrerá no hall do bloco D das 10h às 11h30, onde alunos da Unifor terão a oportunidade de expor seus projetos para a comunidade Arduino.

A realização do Arduino Day é dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link abaixo.

PALESTRAS

Trilha Artes

• "Arduino + Mídia, Arte e Ciência"

De 8h às 9h, no Auditório A-3
Palestrante: Profa. Dra Clarissa Ribeiro
Resumo: a professora Clarissa Ribeiro, doutora em Artes pela ECA USP, pós-doc com bolsa CAPES/Fulbright em Arte e Ciência pela UCLA, falas de sua produção como artista independente e em colaboração com grupos no Brasil e no exterior utilizando a plataforma Arduino como parte integrantes de poéticas recombinantes.

• "Afinal, para que serve a Arte Digital?"

De 9h às 10h, no Auditório A-3
Palestrante: Prof Me Antônio José Melo Leite Júnior
Resumo: pesquisador, mestre em Ciência da Computação e professor do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, José Melo Leite abordará uma visão técnica da arte digital, apresentando obras e discutindo aspectos objetivos e subjetivos dos pontos de vista da Computação, Engenharia e - por que não? - Filosofia.

Trilha Educação

• "Ensino de Tecnologia para Crianças"

De 8h às 9h, no Auditório A-4
Palestrante: Escola Gênio Azul
Resumo: A atual geração de crianças e adolescentes possui grande facilidade para lidar com aparelhos tecnológicos e seus diversos recursos. Porém, a fluência no uso das tecnologias digitais não se resume apenas na capacidade de conversar, navegar ou manusear um computador, mas, sobretudo, ser capaz de projetar, criar, inventar algo significativo. Na palestra, a equipe irá falar sobre os desafios e estratégias para atingir esse objetivo.

• "Projeto Code Dominó"

De 9h às 10h, no Auditório A-4
Palestrante: Daniel Chagas
Resumo: Doutorando em Informática Aplicada pela Unifor com ênfase em Interação Humano Computador, Daniel Chagas apresentará o projeto Code Dominó, uma plataforma robótica feita com Arduino para ensino de programação de 5 a 14 anos. Projeto financiado pela Funcap pelo edital Inovafit, e criado com o apoio da Gênio Azul.

Trilha Maker

• "Automação residencial: O conceito de casa inteligente"

De 8h às 9h, no Auditório A-2
Palestrante: Fábio Monteiro
Resumo: Fábio possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Unifor e é diretor técnico comercial da Avattus Automação & Energia Solar. Sua palestra tem por objetivo apresentar os principais sistemas de automação residencial, os principais protocolos de comunicação entre equipamentos e os benefícios que a automação residencial proporciona aos usuários.

• "Arduino e a influência no desenvolvimento maker"

De 9h às 10h, no Auditório A-2
Palestrante: Felipe Bede
Resumo: Ex-professor de robótica com arduino no Colégio Espaço Aberto e ex-pesquisador de tecnologias assistivas do Le@D/Dell, Felipe apresentará a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de engenheiros e hobistas e toda a trilha de aprendizado proporcionada pela plataforma de prototipagem Arduino.

WORKSHOPS

Trilha Artes

• "Arduino + Arte e Ciência: Aventura Cross-Escalares"

De 10h30 às 12h, no Laboratório de Inovação e Prototipagem - LIP (sala I-17)
Facilitador: Profa. Dra Clarissa Ribeiro
20 Vagas
Resumo: Neste workshop os participantes são convidados a colaborar na produção de dois trabalhos propostos pela professora Clarissa Ribeiro utilizando a plataforma Arduino em suas poéticas - Ulysses Pact e Bag-Bug: Adaptive Horizontal Transfers.

Trilha Educação

• "Programando o Code Dominó"

De 10h30 às 12h, na sala D-14
Facilitador: Daniel Chagas