Home Pesquisa

Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - DPDI

Diante dos novos anseios da sociedade contemporânea, é cada vez maior a importância da pesquisa científica para atender demandas que acompanham os avanços globais. Esta profusão de tecnologias, descobertas e buscas por respostas por meio da ciência colocam a Universidade em uma posição decisiva no que diz respeito ao desenvolvimento social.

Foi para atender estes novos anseios surgidos com o avanço da sociedade que a Universidade de Fortaleza criou, em 2015, sua Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), entendendo que era preciso englobar novas e atualizadas abordagens em sua já renomada estrutura no eixo da Pesquisa.

Desde sua fundação, a Unifor tem oferecido condições favoráveis para o desenvolvimento da pesquisa e, por meio das novas estruturas da DPDI, continua com seu programa de Bolsas de Iniciação Científica e mecanismos de suporte e implementação de bolsas, com a proposta de aproximar ainda mais a Universidade do meio empresarial.

Competências da DPDI

• Supervisionar, acompanhar e estimular as atividades de pesquisa, de produção e de gestão tecnológica, assim como as atividades relacionadas à proteção da propriedade intelectual e à transferência de tecnologia na Universidade;
  • Divulgar e promover os programas de apoio à pesquisa de agências de fomento, incentivando os docentes/pesquisadores a buscarem recursos externos à Universidade para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de cooperação;
  • Implementar, coordenar e fiscalizar os programas de concessão de bolsas e auxílios concernentes à pesquisa;
  • Examinar e emitir parecer acerca de eventuais conflitos de interesses em pesquisas científicas e tecnológicas;
  • Manter sistema de informações atualizadas sobre a pesquisa;
  • Examinar as propostas de convênios com entidades que ofereçam campo de aplicação e de capacitação para atividades de pesquisa, emitindo parecer para apreciação superior;
  • Assegurar o cumprimento das deliberações dos órgãos da administração superior sobre matéria de sua atribuição;
  • Incentivar e apoiar ações que visem reforçar a imagem institucional da Universidade.
Diretor responsável: João José Vasco Peixoto Furtado ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

DPDI

Iniciação à Pesquisa