RSS Twitter Youtube Flickr

Home Pesquisa

Incentivo às atividades de pesquisa

A opção estratégica da Universidade de Fortaleza pela excelência acadêmica e o seu compromisso com as transformações sociais, culturais, políticas, tecnológicas e econômicas do país resultaram em um permanente incentivo às atividades de pesquisa.

Atualmente, cerca de 600 projetos estão em andamento, em diversas áreas do conhecimento, associados a 31 grupos e 99 linhas de pesquisa, registrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do Brasil (Plataforma Lattes/CNPq).

A partir de 2001, quando foram regulamentadas, as atividades de pesquisa na Universidade de Fortaleza tiveram um grande impulso, fundamentando-se nos princípios básicos da “criação, produção e desenvolvimento do conhecimento nas áreas da ciência, da tecnologia, da cultura e das artes”.

Neste mesmo ano, foi instituído o Comitê de Ética em Pesquisa, credenciado pelo Ministério da Saúde, para supervisionar, com base em princípios éticos, as pesquisas realizadas em seres humanos.

Desde então, professores e alunos associados aos programas de pós-graduação e/ou de iniciação científica têm se dedicado à pesquisa, fortalecendo o trinômio ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a formação acadêmica e ampliando suas possibilidades futuras no mercado profissional, enriquecendo a compreensão e o conhecimento de uma área específica.

Núcleos de Pesquisa

Revistas Científicas