Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza

Banner
RSS Twitter Youtube Flickr instagram g1 facebook

Buscar

Unifor on-line

Home

Teatro Celina Queiroz recebe espetáculo Play

Inspirado no filme Sexo, mentiras e videotape, a trama desenha o íntimo dos indivíduos, dilemas e ansiedades que geram conflitos

Inspirado no filme Sexo, mentiras e videotape, do nova-iorquino Steven Sodebergh, chega à capital cearense o espetáculo Play, em cartaz no Teatro Celina Queiroz nos dias 23, 24 e 25 de abril. A peça tem no elenco os atores Daniela Galli, Maria Maya, Rodrigo Nogueira e Sérgio Marone e é dirigido por Ivan Sugahara.

O espetáculo narra a história de um homem que depois de anos volta à sua cidade e prefere viver dentro do seu carro. Na cidade se encontra com um amigo de faculdade, agora advogado, que trai a esposa com a cunhada. Pessoas que se enganam. Mentirosos, infiéis a si e aos outros. Ana, a esposa traída, não quer ser tocada pelo marido como forma de repulsa a toda a sua insinceridade e como forma de se diferenciar da irmã. Já o recém-chegado se declara impotente e não faz sexo propositalmente há anos, desde que deixou sua cidade, para deixar de mentir.

Como em toda boa dramaturgia, em Play não é o desenrolar da trama que desenha o contorno íntimo dos indivíduos, pelo contrário, são seus dilemas e ansiedades que provocam os conflitos.

O espetáculo recorre ao uso de procedimentos cinematográficos como a montagem de cenas paralelas e o flashback. A iluminação tem a função importante, equivalendo à edição e aos movimentos e efeitos de câmera. Tal como nos closes fechados, por vezes a luz focará um pequeno objeto, o detalhe da expressão de um ator. Luzes caindo em resistência desempenharão o papel de fade-outs.

A montagem recorrerá ainda à utilização de cenas em vídeo, projeções, sobreposição de slides sobre a cena e filmagem em tempo real. Trata-se de uma linguagem fragmentada, mas ao mesmo tempo acessível por ser característica da contemporaneidade.

A peça faz parte do Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos e conta com o patrocínio do Banco Santander, o apoio de Indaiá, Esmaltec, Sistema Verdes Mares, Nacional Gás e Ministério da Cultura. O Teatro Celina Queiroz é um reconhecido espaço de divulgação das artes cênicas no Ceará, com capacidade para mais de 300 pessoas, e palco de eventos acadêmicos e culturais da Unifor, bem como manifestações artísticas da cidade de Fortaleza.

O filme
Numa época em que o mundo está saturado de imagens, um filme sobre a integridade e a intimidade ganhou o Festival de Cannes de 1989. Feito por um nova-iorquino de 26 anos, Steven Sodebergh, Play (Sex, lies and videotape) retrata a superação do impasse atual do pós-modernismo, com o esgotamento das histórias e cenários que até então mobilizavam nosso imaginário.

Serviço
Dias: 23, 24 e 25 de abril de 2010
Local: Teatro Celina Queiroz
Bilheteria: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia
Informações: (85) 3477-3175

Ficha Técnica
Texto: Rodrigo Nogueira
Direção: Ivan Sugahara
Elenco: Daniela Galli, Maria Maya, Rodrigo Nogueira e Sérgio Marone
Assistente de direção: Cristina Amadeo, Cynthia Reis
Figurinos: Rui Cortez
Cenário: Rui Cortez
Iluminação: Renato Machado
Preparação corporal: Cristina Amadeo
Edição de vídeos: Jonas Gadelha
Programação visual: Hallan Moulin – Design Cultural
Fotos: Julio Callado/André Mantelli
Visagista: Fernando Rodrigues
Produção executiva: Giba O'Beika
Assistente de produção: James Hanson
Direção de produção: Maria Maya e Giba O'Beika
Produção local: Procult


Banner
Banner