Laboratórios e Salas de Aula

Estudante sorri enquanto assiste aula com notebook na mesa.

 

A Universidade de Fortaleza possui estrutura de ponta! São mais de 300 salas de aula e 230 laboratórios superequipados para você aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos. Cada centro e curso possuem equipamentos e ambientes específicos à área do saber.

Além disso, a Unifor oferece laboratórios de informática em períodos extracurriculares a seus alunos e funcionários. Para utilizá-los, é preciso que os laboratórios não estejam sendo utilizados por um professor em seu horário de aula, claro. Ficam acessíveis de segunda à sexta-feira, de 7:30 às 22:40h, e no sábado, de 7:30 às 13:40h, e disponíveis de acordo com as reservas curriculares feitas pelos docentes.

Os laboratórios de informática acessíveis para períodos extracurriculares são:

  • Bloco D: salas 14, 18, 22 e 26
  • Bloco J: salas 18, 20
  • Bloco K: salas 05, 07, 08, 09, 10, 11
  • Bloco M: salas 33, 35
  • Bloco T: salas 05, 07, 14, 16
  • Bloco Z: sala 45

 

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA: REGRAS DE USO

Serão usuários dos laboratórios os alunos regularmente matriculados, professores e os funcionários da UNIFOR portadores de senha do Unifor Online.

O cadastramento e/ou alteração da senha poderá ser feita no DAE ou Biblioteca.

O Usuário deverá apresentar, como identificação para cadastro de senha, a carteira da biblioteca, o crachá ou algum outro documento de identificação com foto.

A senha cadastrada e/ou alterada é de exclusiva responsabilidade do usuário. Seu uso indevido acarretará custos e responsabilidade para o titular.

Os Laboratórios de Informática funcionarão de 7h30 às 22h40 (de segunda a sexta) e de 7h30 às 13h45 (sábado), exceto em períodos de férias, onde terão horário diferenciado conforme comunicado previamente divulgado.

No laboratório cada estação terá uma identificação (1,2,3,.....,31). Quando o usuário entrar ele escolherá uma estação que esteja livre e entrará com sua matrícula e senha.

Na saída, o usuário deverá fazer o encerramento da sessão do mesmo clicando no botão desconectar ou fechando a janela que indica conexão ativa.

Em caso de mal-funcionamento e se houver disponibilidade o usuário poderá usar outra estação.

Todo usuário deverá ter conhecimento suficiente do funcionamento das estações e dos programas que serão utilizados, uma vez que os funcionários não tem a função de ensinar, mas apenas dar apóio.

Os professores ou palestrantes deverão avisar com 48 horas de antecedência qual software irá usar para ser instalado no laboratório.

Todo software solicitado por Professores ou Palestrantes deverá ter licença legal adquirida pela Universidade, caso contrário, não poderá ser instalado.

As turmas com aulas alocadas em um dos laboratórios estarão com reserva automática nos respectivos horários. O professor, na entrada do laboratório, deverá informar ao funcionário do início da aula para que este confirme a utilização.

Os Técnicos de Laboratório deverão a cada intervalo de aula, em um período de 15 a 20 minutos, fechar o laboratório para organizá-lo para a aula seguinte ou uso posterior dos alunos.

As reservas de até uma semana poderão ser feitas pessoalmente ao funcionário responsável pelo laboratório.

As reservas acima de uma semana deverão ser feitas através do Sistema de Espaço Físico no Unifor Online na opção do menu Campus com justificativa e softwares a serem usados.

Disciplinas que não tem crédito de laboratório, ou que necessitem de horas práticas adicionais, deverão solicitar autorização à Vice-reitoria de Graduação para reserva ou uso dos laboratórios.

A prioridade de uso é sempre do professor com a sua turma. Usuários avulsos deverão retirar-se assim que uma aula regular ou reservada tiver início.

Alunos e funcionários têm livre acesso.

Para usar o laboratório, o aluno deverá estar cadastrado com senha e estar regularmente matriculado.

A identificação será feita diretamente no computador com o usuário entrando com sua matrícula e senha.

A Unifor não se responsabiliza por qualquer material ou equipamento esquecido ou deixado no laboratório (livros, tablets, celulares, etc).

No caso de ausência do professor, os alunos da turma correspondente, tem acesso livre durante o horário de aula.

Não é permitido fumar dentro do laboratório.

Não é permitido consumo de água, refrigerante e/ou outros alimentos de qualquer espécie, dentro do laboratório.

Não é permitido instalação de qualquer software/hardware nos laboratórios sem autorização prévia do NATI.

Não é permitido o uso de jogos e nem consulta de material de conteúdo erótico ou pornográfico.

Não é permitido utilizar celulares nos laboratórios. Em situação de emergência utilizar o “modo silencioso”.

Não é permitido entrar nos laboratórios com qualquer instrumento que perturbe o ambiente de estudo.

O laboratório conta com um funcionário de apoio que fiscalizará o uso das estações.

Quando houver transgressões ao regulamento do laboratório, esse funcionário deverá chamar a atenção do transgressor e, em caso de reincidência, convidá-lo a retirar-se. Nesse caso o transgressor terá o direito de uso do laboratório suspenso por 30 dias.

O funcionário de apoio será responsabilizado administrativamente se deixar de registrar qualquer utilização do laboratório ou registrar indevidamente.

Para auxiliar os usuários, todas as salas terão um técnico de laboratório, no período de segunda a sexta- feira, de 7h30 às 22h40, e, aos sábados, de 7h30 às 13h45, com exceção do período de férias, quando será divulgado previamente novos horários.

Em caso de reserva, no período de até uma semana, poderão ser feitas pessoalmente ao funcionário responsável pelo laboratório. No caso de reservas acima de uma semana, a solicitação deverá ser feita no Unifor Online, no menu Campus, com as justificativas e softwares que serão utilizados.

Informações para contato

Laboratórios de Informática | De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 22h40, e sábado, de 7h30 às 13h45

  • Endereço de contato: Blocos D, J, K, M, T, Z (ver salas relacionadas acima)