Nutrição

O Ambulatório de Nutrição do NAMI constitui-se de uma unidade de nível secundário, especializada no atendimento a pessoas com demandas que necessitem de suporte nutricional. Promove avaliação, diagnóstico e orientação nutricional. 

Os usuários são atendidos em salas individuais e climatizadas, em ambiente seguro, confortável e acolhedor ao paciente. Eles têm à disposição uma estrutura completa composta por equipamentos como aparelho de bioimpedância elétrica, ultrassom, adipômetro, balanças variadas, dinamômetro, estadiômetro e infantômetro, de maneira a garantir um diagnóstico nutricional mais detalhado, preciso e, por consequência, uma intervenção nutricional mais eficaz.

 (85) 9.9211-2700
Pronutra

Pronutra

Outro destaque do setor de Nutrição é o Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), programa de extensão vinculado à Vice-Reitoria de Extensão. Iniciativa especial fundada em 2005, pioneira em sua criação, pois é o único programa de transtorno alimentar idealizado pelo curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza.

Saiba mais

SERVIÇOS OFERTADOS PARA USUÁRIOS DO SUS

Os atendimentos são realizados por profissionais do setor ou por graduandos de Nutrição em aulas práticas dos módulos do curso, todos devidamente supervisionados por professores.

Público: todas as faixas etárias e patologias diversas.

Como ter acesso: primeiro atendimento através de agendamento na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza ou por interconsultas realizadas por profissionais do NAMI.

O setor de Nutrição do NAMI está entre os 3 locais de atendimentos do Programa de Alergia a Proteína do Leite de Vaca do Ceará (APLV-CE), com parceria desde 2014. Os pacientes são atendidos por nutricionistas médicas alergistas e gastroenterologistas.

Público: crianças com APLV na faixa etária de 0 a 3 anos de idade como critério de inclusão.

Como ter acesso: apenas através de agendamento na Central de Regulação do Município de Fortaleza.

O Grupo de Orientação Nutricional para Gestante tem o intuito de trazer informações, esclarecer dúvidas e incertezas sobre a alimentação no período gestacional, fase ouro para garantir um bom desenvolvimento, crescimento e saúde do bebê. Realizado por profissional do setor, com duração de 5 encontros quinzenais.

Público: gestantes que estejam até a 24ª semana gestacional.

Como ter acesso: através de interconsultas realizadas por profissionais do NAMI ou por agendamento na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

O grupo tem o intuito de trazer orientações e esclarecer dúvidas sobre a alimentação para pacientes com Diabetes Mellitus. Realizado por profissional do setor, com duração de 8 encontros, com frequência quinzenal.

Público: adultos do sexo feminino e masculino com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2.

Como ter acesso: através de interconsultas realizadas por profissionais do NAMI ou por agendamento na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

Parceria do NAMI e Hospital do Coração de São Paulo (HCOR), desde 2013, o setor de Nutrição participa de pesquisas multicêntricas e randomizadas, com o apoio do Ministério da Saúde.

SERVIÇOS OFERTADOS AO PÚBLICO PARTICULAR

No setor de Nutrição, há também a possibilidade de atendimentos privados por meio de consultas particulares ou por convênios de saúde, realizadas por profissionais.

Como ter acesso: agendar atendimento na recepção, de modo particular ou por convênio. Para esse último é necessário comparecer com guia de encaminhamento médico.

  • Grupo de Orientação nutricional para introdução alimentar (lactente 6 meses)
  • Grupo de orientação nutricional para gestantes
  • Grupo de orientação nutricional para obesidade infantil (3 a 10 anos)

Grupos particulares, no formato on line, ao vivo, conduzidos pela nutricionista Aline Lacerda. Os três grupos acontecerão semanalmente com duração de 1 hora cada, sendo 4 encontros com temas pré-estabelecidos.

Forma de pagamento: cartão de crédito ou em espécie, pagamento realizado na tesouraria do NAMI ou desconto em folha (para funcionários da Unifor).

Público: mães ou cuidadoras.

Grupo particular, no formato on line, ao vivo, conduzidos pela nutricionista Ana Paula Queirós e a psicóloga Raquel Barsi.

Público: mulheres adultas com sobrepeso ou obesidade.

Objetivo: melhorar a relação com a comida e o corpo através da melhora da percepção sobre a alimentação.

Duração: 12 encontros.

Forma de pagamento: cartão de crédito ou em espécie, pagamento realizado na tesouraria do NAMI ou desconto em folha (para funcionários da Unifor)

Todos os participantes precisam ter prontuário aberto no NAMI; caso não tenha, o paciente precisa se dirigir à recepção principal do NAMI, portando RG, CPF e comprovante de endereço.

Informações para contato

Nutrição - NAMI

  • Fone de contato: (85) 3477-3621
  • E-mail de contato: naminutricao@unifor.br
  • Endereço de contato: Rua Desembargador Floriano Benevides, 221, andar térreo, bairro Edson Queiroz (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)