NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD

Uma jovem estuda em seu notebook.

 

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) é responsável pela modalidade de ensino a distância da UNIFOR e disponibiliza aos alunos 27 disciplinas nesta modalidade, além de apoio pedagógico presencial no polo sede. O NEaD oferece ainda suportes online para disciplinas presenciais, assim como atende ao corpo docente da Universidade, ajudando-os na criação de estratégias pedagógicas, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNIFOR online.

O NEaD conta com uma equipe de 19 funcionários, divididos em três áreas: Divisão Administrativa, Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Divisão Pedagógica.

O conteúdo textual dos projetos do NEaD é de produção própria dos docentes da Universidade vinculados ao Núcleo e os materiais audiovisuais são produzidos pela equipe de Desenvolvimento de Projetos, tudo de forma totalmente autônoma.

Dispondo de estrutura própria, o Núcleo possui equipamentos de filmagem e gravação de áudio, vídeo, estúdios e ilhas de edição, assim como conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento (projetistas instrucionais, revisores, programadores, artistas, produtores, editores, pedagogos e operadores de câmera), engajados a fim da construção de materiais exclusivos e de qualidade que atendam o padrão UNIFOR.

O Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA) utilizado pelo NEaD é o próprio site da Universidade – UNIFOR ONLINE – onde o aluno encontra ferramentas síncronas e assíncronas e suporte pedagógico para suprir suas necessidades de aprendizagem dentro da modalidade EAD. Além do suporte online, o aluno encontra o polo presencial para atendimentos de tutoria, realizada pelo próprio professor da disciplina e que visa mediar a relação do aluno com o conhecimento, facilitando ao máximo esse processo.

 

Saiba Mais

A EAD surge com a necessidade de ampliar as condições de estudo para um público que, por motivos diversos, não tem acesso ao ensino presencial e que busca se enquadrar nas necessidades do mercado de trabalho. Assim, o ensino a distância é considerado uma alternativa que contribui com a democratização do ensino nas diversas áreas do conhecimento e que cresce, mundialmente, em um curto espaço de tempo.

Com base na Constituição, no Decreto 9.057 de 25.05.2017, o Ensino a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem caracterizada pelo uso de tecnologias de informações e conhecimentos, no qual a aprendizagem acontece em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno (BRASIL, 2016).

Para não ficar de fora desse crescimento na área da educação, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza foi criado em 2003, com o objetivo de implementar as políticas de educação a distância definidas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de fornecer suporte administrativo, tecnológico e pedagógico aos Centros de Ciências.

Inicialmente, o Núcleo desenvolveu duas disciplinas de graduação totalmente a distância e, gradativamente, cada Centro da Universidade buscou disponibilizar mais disciplinas na modalidade, chegando ao ano de 2019 com o total de 27 disciplinas EAD distribuídas entre os 4 Centros de Ciências. Além das disciplinas da graduação, o NEaD oferece suporte metodológico para disciplinas presenciais e para cursos internos de formação docente/discente e  funcionários.

CCS – Centro de Ciências da Saúde

R678 Aptidão Física e Saúde (4.0)
S915 – Atenção ao Idoso
S992 – Estudo da Halitose
R475 – Metodologia do Trabalho Científico
H300 – Metodologia do Trabalho Científico
S377 – Políticas de Saúde
H799 – Libras
S588 – Projetos Integrados em Saúde

CCJ – Centro de Ciências Jurídicas

J585 – Criminologia
J524 – Deontologia Jurídica
J554 – Direito da Infância e da Juventude
J583 – Direito Ambiental
J791 – Direito do Consumidor
J584 – Direito Romano
H706 – Elaboração do Trabalho Científico
J544 – Hermenêutica Jurídica
J774 – Responsabilidade Civil
J519 – Direito Imobiliário

CCT – Centro de Ciências Tecnológicas

N421 – Produção de Trabalho Científicos
T227 – Educação Ambiental

CCG – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

A178 – Gestão Ambiental
G057 - Negociação Estratégica
G075 - Consultoria em gestão de pessoas
A110 – Tópicos de Ciências Econômicas
H726 – Arte e Cultura Brasileira
G028 - Ética, cidadania e gestão
G266 - Pessoas, times e organizações

Cursos

Orientando seu Futuro Profissional - RH
Saúde Vocal em Foco - CCS
Comunica Bem na Saúde  - CCS
Gestão de Tempo para Universitários  - CCS
Integração de Funcionários – RH

Suporte Metodológico

Estágio I
Estágio II
Estágio III
Monografia I
Maratona ENADE CCS - 2019
Desafio T ENADE CCT – 2019
#souCCT – 2019
Postura Profissional CCT
Introdução a Ciências do Direito – CCJ
 Direito Internacional Privado – CCJ
Direito Tributário - CCJ
Matemática para Empreendedores  - CCG
Dinâmica Celular – CCS

DIFERENCIAIS EM EaD

Nas disciplinas ofertadas a distância pela UNIFOR, utilizam-se as metodologias ativas como diferencial no processo de aprendizagem, tendo o aluno como centro desse processo. Elas envolvem cenários de prática diversificados, nos quais o professor torna-se um provocador cognitivo, procurando mediar a relação de seu aluno com o conhecimento. Desta forma, compreende-se que a aprendizagem torna-se significativa e efetiva para o desenvolvimento das competências específicas da profissão e de competências duradouras para a formação cidadã.

Os princípios e fundamentos metodológicos utilizados na educação a distância estão baseados na integração dos saberes, na relação teoria-prática, na aprendizagem colaborativa, na interdisciplinaridade e na humanização, de maneira a proporcionar a interação entre as disciplinas e as áreas do saber. O método pressupõe uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum.

Através dos conteúdos e das mídias utilizadas, a proposta pedagógica metodológica proporciona ao aluno e ao professor a confrontação de ideias, possibilitando, assim, o aprofundamento do conhecimento. Para isso, o aluno encontra dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFOR:

  • Conteúdos web-aula (imagens, animações, áudio e vídeo etc.) com o apoio do material didático na forma textual.
  • Recursos de gamificação, com conquistas adquiridas no decorrer da disciplina.
  • Casos reais do cotidiano social, que fazem relação com o seu aprendizado.
  • O compartilhamento de ideias por meio de ferramentas síncronas e assíncronas, tais quais fóruns, atividades colaborativas, sala de aula virtual (web conferência), feed de notícias e torpedos, dentre outros.
  • Avaliações adequadas ao tipo de conteúdo trabalhado no projeto e a utilização dos recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem.

A prática pedagógica assim concebida permite que o educando, a partir da sua experiência real, de sua identidade cultural e da interação com os outros sujeitos, tome consciência de seu ambiente, da sociedade e do sistema produtivo, percebendo-se como cidadão coadjuvante do processo de transformação da realidade e como profissional comprometido com a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

O NEaD também incorpora, em seus materiais, recursos que auxiliam no acompanhamento e aprendizado de alunos com necessidades especiais, especificamente no que se refere a dificuldades auditivas e visuais.

Para as necessidades auditivas e visuais, o Núcleo conta com apoio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), um setor voltado para o atendimento aos alunos com necessidades especiais da Universidade de Fortaleza. Os profissionais do PAP auxiliam o NEaD nas adaptações das videoaulas e de todo material web, seja com traduções ou com a melhor forma de construir diálogo com o discente, para que o aluno compreenda o conteúdo disponibilizado, respeitando as especificidades da Língua de Sinais (LIBRAS), para os alunos com necessidades auditivas, bem como incluindo a audiodescrição nas aulas contempladas por alunos com deficiência visual.

Além desse apoio, para o aluno com dificuldades visuais, disponibilizamos uma sala de atendimento adaptada com algumas faixas de sinalização e o programa NVDA instalado no computador, o qual possibilita a leitura do conteúdo didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As estratégias planejadas para os alunos com dificuldades especiais levam em consideração as características da deficiência, as potencialidades do estudante, o objetivo que se pretende com a realização da atividade e o nível de complexidade da atividade exigida.

Considera-se indispensável que o professor planeje mais de uma estratégia para a realização de uma única atividade, considerando a possibilidade de encontros presenciais que auxiliem os alunos quanto à construção do conhecimento.

Elemento essencial do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos, analisando as dificuldades e os progressos no processo educativo do aluno.

O processo avaliativo na EAD é mensurado por uma composição de notas processuais e presenciais, possuindo, assim, dimensões formativas e somativas. As processuais consistem na apresentação de trabalhos, prova online, quizzes e no acompanhamento do percurso de estudo do aluno em diálogos nas ferramentas do ambiente, como chats, fóruns, feed de notícias e outras ferramentas comunicacionais. Já as presenciais consistem em prova sobre os conhecimentos adquiridos na disciplina ou no curso, com hora, data e local determinados.

A UNIFOR adota como princípios norteadores da avaliação do ensino-aprendizagem as diretrizes institucionais que regulamentam esse processo em sua integridade, baseando-se, prioritariamente, na avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos para fornecer aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, a fim de aperfeiçoá-la.

Com vistas a um processo contínuo, sistemático e formativo, é ofertado um acompanhamento a distância ao aluno que possibilite detectar:

  • Graus de dificuldades encontrados na relação com os conteúdos estudados;
  • Desenvolvimento das propostas de aprofundamento dos conteúdos;
  • Estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados e a prática;
  • Uso de material de apoio e bibliografia;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Interação com professores-orientadores e colegas;
  • Pontualidade nos momentos presenciais, tanto na entrega dos trabalhos quanto no ambiente de aprendizagem.

O ensino a distância objetiva desenvolver no aluno a capacidade de produzir conhecimento, analisar e posicionar-se criticamente frente a situações concretas.

Colaboradores do NEaD publicaram vários artigos acadêmicos sobre o ensino à distância. Abaixo você confere alguns deles.

2018

2017

 

2016

O Nead também se envolve, desde 2016, com atividades que visam incentivar os alunos concludentes a participarem de forma comprometida da prova do Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Para isso, o NEaD fomenta, junto aos Centros do Conhecimento, as ferramentas metodológicas usadas na Educação a Distância, como interação virtual e acompanhamento de desempenho, que contemplam usabilidade, interação, motivação e autonomia do estudante.

Informações para contato

Núcleo de Educação à Distância (NEaD)

  • E-mail de contato: nead@unifor.br
  • Fone de contato: 0800-2800550 | (85) 3477-3479
  • Endereço de contato: Bloco N (térreo)