NIC UNIFOR Núcleo Integrado de Comunicação

Vários estudantes utilizam computadores de um laboratório.
Núcleo Integrado de Comunicação – NIC

Um dos maiores polos de comunicação acadêmica da América Latina.

O Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é um projeto de extensão e principal espaço de experimentação dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Jornalismo - e de áreas afins como Administração, Marketing e Cinema e Audiovisual. Sob a orientação de professores especialistas, o núcleo aproxima universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por alunos da Unifor.

Laboratórios e Projetos

Oferecem aos alunos experiência profissional real, com clientes reais, tecnologia de ponta e orientação de professores com vivência no mercado, preparando-os de forma completa para o mercado de trabalho.

NewsLink
Produção jornalística multimídia
TV NewsLink
Produção audiovisual e telejornalismo
NEPCE
Foco em comunicação empresarial e dados
365 Lab
Agência universitária mais premiada do Brasil
InMarketing
Estratégias de marketing e comunicação
LaboMídia
Produção audiovisual e digital
InLab
Coworking e inovação colaborativa
Estúdios de Fotografia e Rádio
Produção de imagem e áudio

Reconhecido e Premiado

Criado em 1999 como agência experimental de Publicidade e Propaganda, conquistou prêmios em eventos como a Expocom Nacional, o Prêmio Gandhi de Comunicação e o prêmio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará, destacando-se pela excelência acadêmica e ligação com o mercado. Os segmentos atendem aos vários departamentos da Unifor, organizações não-governamentais (ONGs), instituições sem fins lucrativos e demais setores da sociedade.

  • Forme-se em um ambiente que simula redações de grandes veículos — antes mesmo de entrar no mercado.
  • Aprenda fazendo campanhas reais — e ganhando prêmios nacionais antes de se formar.
  • Integração entre teoria e prática com professores-atuantes.
  • Formação de “poliglotas digitais”: multifuncional, adaptável e tecnologicamente preparado.
  • Crie um portfólio robusto — e pronto para conquistar seu espaço no mercado.
  • Trabalhe com a mesma tecnologia usada pelas melhores empresas — desde o primeiro semestre.

Saiba Mais

Espaço de prática, aplicabilidade e extensão do curso de Jornalismo. O News Link expande o atual e premiadíssimo Labjor, integrando ao equipamento uma moderna redação convergente cuja missão é a produção diária de conteúdos.

Conduzido por times de alunos, sob supervisão de professores, o News Link produz - em tempo real - informação para veículos impressos, rádio, web tv, portais, agências de notícias, assessorias de imprensa e comunicação corporativa, com suporte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (NEPCE), conectando as áreas de Comunicação e Gestão por meio de Jornalismo de Dados. Essa dinâmica promove a colaboração no planejamento, produção, investigação, checagem e publicação para diferentes plataformas.

Contato: newslink_@unifor.br   

Canal de televisão vinculado ao NewsLink, onde os alunos produzem programas, coberturas ao vivo, entrevistas e conteúdos audiovisuais para plataformas digitais, como o YouTube.

Amplia a prática em jornalismo audiovisual e desenvolve habilidades em produção de vídeo e apresentação.

Primeiro núcleo do gênero no Brasil, voltado para pesquisa e estudo dos impactos da comunicação empresarial no jornalismo e na assessoria de imprensa. Trabalha com métricas, inteligência artificial, análise de dados e cenários estratégicos.

Prepara alunos para atuar em assessorias e comunicação corporativa com base em dados e decisões estratégicas.

+ Saiba mais

Agência experimental de publicidade e propaganda que atua com entidades sem fins lucrativos, com parceiros estratégicos da instituição e departamentos acadêmicos através de contas fixas de duração de um ano (365 dias).

Os projetos perpassam todo o processo publicitário da comunicação: da negociação e relacionamento com o cliente, do planejamento integrado de comunicação, do investimento em mídia, da criação de peças publicitárias, da produção gráfica e digital, e do aferimento e acompanhamento das estratégias dos resultados de cada cliente em tempo real.

Eleita melhor agência júnior do Brasil no Expocom/Intercom. Permite aos alunos vivenciar o dia a dia de uma agência, com projetos de branding, campanhas e eventos.

Contato: 365lab@unifor.br 

+ Saiba mais

Laboratório experimental voltado para alunos de Marketing, que simula um ambiente de agência ou setor de marketing de empresas. Trabalha com estratégias de mercado, branding, eventos e comunicação integrada.

Integra-se com a 365 Lab e promove ações conjuntas, especialmente no desenvolvimento de estratégias criativas e análise de dados.

Contato: inmarketing@unifor.br 

O Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) é o espaço de experimentação, criação e produção audiovisual do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Equipado com tecnologia de ponta, fomenta projetos em animação, jogos eletrônicos, realidade virtual e edição de conteúdo.

Com salas de exibição para filmes e vídeos, o Labomídia promove debates que aprimoram a crítica e a linguagem audiovisual. Suas atividades complementam o currículo do curso, reforçando os conteúdos das aulas e aproximando os alunos do mercado de trabalho.

O laboratório recebe profissionais renomados para oficinas e debates, além de simular situações reais de mercado — incluindo acesso a editais e mecanismos de financiamento da produção audiovisual brasileira e regional.

Atividades de Cultura e Extensão

Integração com a comunidade Unifor

  • Espaço de diálogo entre o audiovisual e outras áreas do conhecimento da universidade.
  • Assessoria na produção audiovisual para estudantes do CCG e de outros centros.

Relacionamento com a comunidade externa

  • Intercâmbio com o pensamento e a produção audiovisual do país.
  • Observação contínua do campo e das demandas por conteúdo.
  • Referência em inovação de linguagem e modelos de produção.
  • Realização de encontros presenciais e virtuais sobre cinema e mídias digitais, voltados à inovação para os mercados de TV, internet, jogos e outras plataformas.
  • Estímulo ao pensamento crítico na recepção audiovisual e fortalecimento da rede nacional de produtores e pensadores do setor.

Monitoramento de oportunidades

  • Orientação e apoio na identificação de editais públicos e privados de financiamento à produção.
  • Encaminhamento a programas de formação complementar, com base em convênios da Unifor ou em recursos de entidades públicas e privadas.

 Contato: (85) 3477-3374 | Bloco Q – Sala 03

 

Espaço de coworking em fase de criação, voltado para estudantes de Publicidade e Marketing. Funciona como um ambiente colaborativo e reservado para o desenvolvimento de projetos, reuniões e produção criativa.

Promove autonomia e inovação, oferecendo um espaço físico dedicado à colaboração entre alunos e equipes dos diversos laboratórios.


Estruturas físicas dentro do NIC que oferecem equipamentos profissionais para prática em fotografia jornalística, produção de conteúdo visual e produção de áudio (como podcasts e programas de rádio).

Utilizados por alunos de todos os cursos do NIC, especialmente Jornalismo e Publicidade, para desenvolver conteúdos multimídia.

Comunicação, inovação e prática profissional em um só lugar

Comunicação, inovação e prática profissional em um só lugar

Com infraestrutura de ponta, o Núcleo Integrado de Comunicação da Unifor abre portas para a prática profissional durante a graduação e prepara os alunos para desbravar o mercado de trabalho com uma base sólida e formação completa

Saiba mais
Lorena Cabral

Fazer parte do News Link está sendo uma experiência de muito aprendizado. Junto com os professores e monitores, que nos auxiliam em tudo, estou me sentindo cada vez mais preparada para entrar no mercado de trabalho.

Lorena Cabral - Jornalismo

Matheus Fontenele

Para mim, a 365 Lab é um conjunto de experiências e vivências únicas que nos aquece diariamente para o mercado publicitário. Sem dúvida, a agência é a tradução do lema que corre nas veias da Unifor, estamos sempre ensinando e aprendendo.

Matheus Fontenele - Publicidade e Propaganda

Rânata Saunders

Para mim, a 365 Lab vai além de um estágio. Eu vejo como uma extensão da faculdade, onde tenho meus professores como gestores, meus colegas de sala de aula como equipe, e eu, como uma profissional que aprende a cada dia.

Rânata Saunders - Publicidade e Propaganda

Mario Henrique Lima

O mais legal de estagiar aqui é que você não fica na sua zona de conforto o tempo todo. É fundamental passar por uma experiência como a do NewsLink para sentir como é o mercado de trabalho e como você se encaixa em cada área.

Mario Henrique Lima - Jornalismo

Informações para contato

NIC | Núcleo Integrado de Comunicação