null Biblioteca Unifor: conhecimento e inovação para todas as áreas

Qua, 19 Fevereiro 2020 18:00

Biblioteca Unifor: conhecimento e inovação para todas as áreas

Os diferenciais são encontrados nos serviços, estrutura, projetos, equipe técnica e na modernização que a Biblioteca possui.

Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor (Foto: Ares Soares)

O acesso à informação é fundamental para o crescimento social e cultural do ser humano durante toda a vida acadêmica. Pensando nisso, a Biblioteca Unifor oferece conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento em multiplataformas.

A Biblioteca foi criada em 1973, juntamente com a Universidade de Fortaleza, e desde então está em constante evolução,  oferecendo o  conhecimento que os alunos, professores e funcionários necessitam. Ao longo dos anos, vieram a automatização dos processos, a implantação dos serviços digitais, com a chegada da internet, até a criação da Busca Integrada, em 2018, ferramenta inovadora que integra os catálogos de obras físicas e digitais.

Em 47 anos de existência, a Biblioteca Unifor vem atualizando o seu acervo, espaços, projetos e serviços, sempre adaptando as tecnologias ao dia a dia de quem frequenta o espaço, seja aluno, professor ou visitante. Todas essas características tornam a Biblioteca um local reconhecido e diferenciado dentro da instituição, bem como um atrativo para quem deseja ingressar na Universidade de Fortaleza.

O reflexo da maneira com a qual o setor vem se modernizando é visto em seus principais serviços:

• Empréstimos de livros e vídeos;
  • Capacitações no uso de bases de dados, normas ABNT, APA, VANCOUVER, gerenciador de Referências Mendeley, sobre o uso dos periódicos e plágio;
  • Orientações sobre normalização bibliográfica;
  • Disponibilização da Biblioteca Digital que mantém bases de dados de periódicos, normas técnicas e quatro plataformas de livros digitais: Minha Biblioteca, Cambridge, Lectio e E-Volution.
  • Realização de levantamentos bibliográficos para professores e alunos de pós-graduação da Unifor, que consiste na realização de pesquisas sobre um determinado assunto, seguindo as especificações definidas pelo solicitante: idiomas, recorte temporal, tipos de material e palavras-chave.

Outros diferenciais da Biblioteca Unifor são os projetos Biblioteca para Todos, Biblioteca Portas Abertas e Biblioteca Escola, que buscam ampliar, incentivar e disponibilizar as oportunidades do saber através da literatura e educação continuada para a comunidade acadêmica e público externo. Como atrativos para visitação estão: Coleção Rachel de Queiroz e a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel

É importante ressaltar o compromisso que a Biblioteca tem em preparar e qualificar seus funcionários para melhor atender a todos, por isso são oferecidos cursos e treinamentos. Rayra Marques, auxiliar de serviços bibliotecários, comenta sobre as oportunidades que tem recebido.

“Esse é o meu primeiro emprego, e tem ajudado muito no meu crescimento profissional e pessoal. Eu tenho certeza que se um dia eu sair daqui, lá fora eu terei diversas oportunidades porque aqui dentro tive muitas experiências e capacitações de vários cursos, como libras, sobre o racismo, leis de direitos autorais e também sobre educação empresarial”, afirma.

Todos esses diferenciais são encontrados em uma estrutura inovadora, acessível e ampla.

Destaque para os conteúdos digitais

Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central comenta “A transformação digital não traz prejuízo às bibliotecas, pelo contrário, vem para ampliar as potencialidades de todas as bibliotecas. Mudou o suporte da informação, mas a informação deve continuar chegando ao usuário de forma eficaz. Os novos recursos tecnológicos permitem que esse acesso ocorra de forma muita mais rápida, e por vezes no conforto de nossas casas, chegando por diversos canais. No entanto, é preciso ressaltar a necessidade de manter os frequentadores da Biblioteca habilitados a utilizar os recursos, plataformas acadêmicas e científicas que a Biblioteca disponibiliza”.

A Biblioteca capacita seus usuários a navegar nas bases de dados, fazer buscas avançadas, auxiliando a localizar exatamente aquilo que estão procurando. E isso evidencia a importância da Biblioteca como grande mediadora da informação”, afirma a gestora da Biblioteca Central.

Confira em números o crescimento dos acessos digitais:

Biblioteca Central da Unifor
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25
Local: Praça Central da Unifor
Contato: (85) 3477.3257 | bib@unifor.br