null Cinco dicas de cuidados com o litoral durante o Carnaval

Qua, 27 Fevereiro 2019 10:07

Cinco dicas de cuidados com o litoral durante o Carnaval

O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, Alysson Santos, alerta sobre como aproveitar a praia de forma consciente no feriado

Nosso litoral merece cuidado e atenção (Foto: Ares Soares)

Em época de Carnaval, o número de banhistas tende a crescer no litoral cearense. Por isso, o cuidado e a atenção devem ser redobrados para que a vida marinha não seja prejudicada.

O aluno do 8º semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Alysson Santos, destacou cinco cuidados para não poluir e preservar nosso litoral quando for aproveitar a folga do feriado. Confira:

• Não use descartáveis de plástico

Não use copos, talheres ou canudos descartáveis feitos de plástico, uma vez que a utilização desse material e o descarte incorreto acarreta a poluição dos mares e a morte de animais como peixes e tartarugas.

• Invista no glitter e confetes biodegradáveis

Tendência durante o carnaval, os glitters e confetes são vilões para a vida marinha. O ideal é buscar opções biodegradáveis e ecológicos para curtir o carnaval sustentável.

• Recolha sempre o seu lixo

Não é tão comum encontrar locais para o descarte do lixo nas praias de Fortaleza, por isso leve sempre um saquinho para guardar seus resíduos, até encontrar um local adequado para o descarte.

• Evite usar produtos químicos

É importante não usar produtos químicos antes de entrar no mar para não afetar o meio ambiente.

• Incentive o próximo!

É necessário passar adiante a sua sabedoria a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Praia linda, Praia limpa

A Fundação Edson Queiroz por meio da Universidade de Fortaleza reforça seu compromisso com a educação ambiental anualmente, com o projeto “Praia linda, Praia limpa”. A ação é uma forma de conscientizar banhistas a manter o lixo fora do litoral cearense.

A segunda edição do projeto acontece no dia 16 de março. Com o apoio da Indaiá, Vip Saúde e Pharmavie, a ação acontece na orla de Fortaleza e vai contar com a participação de alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. As praias que receberão a ação são: Praia de Iracema (CCG), Praia do Futuro (CCJ), Praia de Sabiaguaba (CCT), e Foz do Rio Cocó(CCS).

Nesta edição será enfatizada a limpeza das águas, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Projeto Praia Linda, Praia Limpa 2019
Inscrições até 15 de março de 2019