null Confira dicas de maquiagem e cuidados com a pele durante o uso da máscara

Qui, 6 Agosto 2020 16:11

Confira dicas de maquiagem e cuidados com a pele durante o uso da máscara

Profissionais de Estética e Cosmética destacam como valorizar os olhos e quais são os hábitos adequados para uma limpeza efetiva do rosto


O uso diário da máscara de proteção contra a Covid-19 pode ser aliado à maquiagem que valoriza os olhos (Foto: Getty Images)
O uso diário da máscara de proteção contra a Covid-19 pode ser aliado à maquiagem que valoriza os olhos (Foto: Getty Images)

O uso obrigatório de máscara como método preventivo contra a Covid-19 é rotineiro ao realizar saídas necessárias durante o cenário atual. A máscara funciona como um novo adereço e modifica tanto a aparência facial como o efeito final da produção estética. 

O acessório cobre boa parte do rosto, por isso, para algumas pessoas a maquiagem deixou de ser um fator importante. Elis Alves, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza e fisioterapeuta especialista em Dermatofuncional comenta que este novo comportamento é saudável. “Sair sem ou com pouca maquiagem é uma conduta saudável, já que o uso excessivo da máscara pode desencadear lesões acneicas e dermatite irritativa. Ou até mesmo, exacerbar quadro de rosáceas e dermatite seborreicas”, completa. 

A máscara, apesar de obrigatória, pode não ser confortável em seu uso e diversas pessoas não se sentem tão bem produzidas como antes. A professora destaca sobre a importância em manter a harmonia do acessório com a produção. “Sobre a questão da autoestima, por se tratar de um acessório obrigatório, a orientação é utilizar como um complemento do look. A escolha de cores que harmonizem com a maquiagem dos olhos e cor dos cabelos favorece a autoestima, e claro, não podemos esquecer o conforto”, ressalta ela.

Para Karoliny Alves, graduanda em Estética e Cosmética pela Universidade de Fortaleza, o uso de máscara a influenciou a maquiar com mais frequência os olhos e dedicar maiores cuidados com as sobrancelhas. “Durante este período de uso de máscara, mudou a questão dos cuidados na hora de maquiar alguém”, comenta ela.

Maquiadora há 14 anos e proprietária da academia de beleza Academy 1989, localizada no bairro Meireles, em Fortaleza, a profissional destaca que o atual período de isolamento social intensificou o ato de maquiar como um momento de autocuidado e criatividade. “O mercado da beleza não para! Trabalhar com beleza é trabalhar com almas, levar alegria a todas as pessoas que de certa forma estão infelizes com a sua imagem”, ressalta. 

Pontos para valorizar e cuidados com a pele

Em um período no qual é necessário sorrir com os olhos, a professora Elis Alves enfatiza que essa região deve ser explorada. “A região dos olhos deve realmente expressar estilo. Caprichar nos cílios com máscaras, pontos de luz no centro dos olhos, um esfumado para dar profundidade e dependendo da ocasião (ou para quem gosta) um bom delineado são excelentes escolhas”, completa ela.

Além disso, Elis indica os cuidados necessários para evitar a transferência exacerbada da maquiagem para a máscara. “Para não ficar com a pele borrada pela máscara, o ideal é utilizar maquiagem leve e realizar um bom preparo com sabonete adequado para o seu tipo de pele e em seguida o uso de hidratante, bruma ou água dermatológica”, comenta.

É aconselhável optar por produtos funcionais de tratamento com fator de proteção solar e antioxidantes na composição. “Escolha uma base de textura leve para não transferir para a máscara, e em seguida você deve ‘selar’ com o uso de pó solto. Por fim, não podemos esquecer de realizar uma boa limpeza pós maquiagem para manter a integridade da pele”, finaliza. 

Pensa em cursar Estética e Cosmética? 

Conheça as novas possibilidades de estudar com a gente no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Confira! 

E caso estude em outra Instituição de ensino, venha para a melhor! Conheça nossa transferência simplificada com vantagens imperdíveis. Clique aqui e saiba mais