null Guia do Estudante: 27 cursos da Unifor recebem estrelas

Seg, 3 Dezembro 2018 19:28

Guia do Estudante: 27 cursos da Unifor recebem estrelas

Principal publicação brasileira sobre ensino superior do país avalia anualmente instituições públicas e privadas.


O curso de Direito da Unifor recebeu, junto com o curso de Enfermagem, a nota máxima do Guia do Estudante (Foto: Natinho Rodrigues)
O curso de Direito da Unifor recebeu, junto com o curso de Enfermagem, a nota máxima do Guia do Estudante (Foto: Natinho Rodrigues)

O Guia do Estudante Profissões - Vestibular 2019, publicação da Editora Abril, concedeu estrelas a 27 cursos de graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Os cursos de Direito e Enfermagem receberam 5 estrelas (pontuação máxima) e mais 14 foram contemplados com 4 estrelas.

Os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, do Centro de Ciências da Saúde, também obtiveram 4 estrelas.

No Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, os cursos que receberam 4 estrelas foram: Administração, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Comércio Exterior e Publicidade e Propaganda.

Já no Centro de Ciências Tecnológicas, o curso de Ciência da Computação foi contemplado com 4 estrelas.

Como funciona a avaliação?

Para ganhar as estrelas do Guia do Estudante, a formação tem de ser considerada boa (três estrelas), muito boa (quatro) ou excelente (cinco). Os critérios são baseados em entrevistas de profissionais e especialistas das diversas áreas.

A publicação da Editora Abril, de caráter nacional, é utilizada pelos estudantes como guia para escolha das melhores instituições de ensino do País. A avaliação é feita durante nove meses por profissionais do Guia do Estudante que contam com a ajuda de mais de 3 mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos dos cursos avaliados.

Para participar da avaliação, o curso deve atender a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir uma turma formada há pelo menos um ano; ter uma ou mais turmas em andamento; ainda funcionar no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial.  

Cursos Estrelados

Cursos com 5 estrelas

  • Direito
  • Enfermagem

Cursos com 4 estrelas

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Ciência da Computação
  • Cinema e Audiovisual
  • Comércio Exterior
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)
  • Publicidade e Propaganda
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia

Processo Seletivo Unifor

A Unifor realiza o Processo Seletivo Continuado 2019.1. Nesta etapa serão utilizados três critérios para a seleção: a Prova, que acontece dia 15 de dezembro, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Escore Unifor, aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1 aplicado no dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha.

Será aceito o uso da nota do Enem de 2015 a 2017, contanto que o candidato não tenha zerado nenhuma prova objetiva, nem a Redação. Nessa fase, a classificação dos candidatos inscritos na modalidade será feita obedecendo-se a ordem decrescente da média aritmética das notas do Enem até o limite de vagas ofertadas. Para esta modalidade, não será cobrada taxa de inscrição.

Já para quem vai optar pela modalidade de Prova Unifor, as inscrições já estão abertas para cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura). A prova será aplicada no dia 15 de dezembro, de 8h30 às 11h30, no campus da Unifor. A taxa de inscrição para a modalidade de Prova Unifor será de R$ 50,00 para cursos de Bacharelado e Licenciatura.

O Escore Unifor é aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1, aplicado no último dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha. Dessa forma, o escore obtido anteriormente pelo candidato poderá ser usado para classificação em outro curso.