Alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz participam de cocriação da fantasia do Galo da Madrugada
seg, 3 fevereiro 2020 12:42
Alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz participam de cocriação da fantasia do Galo da Madrugada
Crianças que estudam na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, mantida pela Fundação Edson Queiroz, participam nesta terça-feira (04/02/2020) de oficina de pintura sobre discos de vinil para a cocriação da fantasia do Galo da Madrugada, um dos ícones do carnaval brasileiro. A ação será guiada pelo artista plástico pernambucano Leopoldo Nóbrega, das 14h às 16h, na sede da Escola, em Fortaleza. O trabalho começa com contação de história e dinâmicas de integração para que a turminha se sinta à vontade de se expressar por meio das tintas.
A mesma oficina já foi realizada em escolas e projetos sociais de Pernambuco e Bahia. Depois do Ceará, o projeto segue para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, consolidando o processo de cocriação da fantasia do galo gigante, envolvendo cerca de 400 crianças e adolescentes entre 3 e 12 anos. “Nosso ateliê itinerante mostra a potência da obra de arte integrando pessoas além fronteiras”, destaca o artista plástico.
Tudo precisa ser finalizado até o dia 12 de fevereiro, quando os discos de vinil viram as lantejoulas que vão formar a roupa do galo gigante, cujo tema é Galo Circense de Olho no Futuro. Leopoldo destaca o caráter sustentável da fantasia. “Utilizamos o vinil, que já foi um objeto tecnológico e hoje se tornou resíduo, para que as crianças percebam e tenham consciência do seu papel sustentável. Elas são o elo para continuar esse amor pela cultura e arte popular", complementa Leopoldo.
Serviço
Projeto Galo Circense de Olho no Futuro
Ação: Oficina Vem Pintar a Fantasia
Data: 04/02/2020 (terça-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, campus da Universidade de Fortaleza