null Professoras e egresso do curso de Farmácia Unifor são destaques em 2019

Qua, 17 Abril 2019 14:55

Professoras e egresso do curso de Farmácia Unifor são destaques em 2019

Professora Cristina Moreira. Foto: Ares Soares.
Professora Cristina Moreira. Foto: Ares Soares.

Para um curso ser destaque e ganhar notoriedade local, nacional e internacional, além de oferecer um excelente corpo docente e espaços de práticas que consolidam o aprendizado teórico, é fundamental que os professores e alunos envolvidos no processo de aprendizagem sejam reconhecidos em seus campos de atuação. 

O curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza se orgulha por formar profissionais que querem trabalhar com o estudo sobre a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, além de orientar seu processo de fabricação. Na Unifor, você é preparado para um mercado de trabalho amplo e promissor. 

Programa de Residência Multiprofissional 

É uma grande conquista pessoal passar em um Programa de Residência ao sair da graduação, o egresso do curso de Farmácia Unifor, Alan Rodrigues conseguiu este feito em fevereiro de 2019, aprovado em primeiro lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Transplante de Órgãos e Tecidos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Aluno de destaque durante toda a graduação, fez parte do Programa de Educação Tutorial (PET-Farmácia), na modalidade de bolsista, tendo a oportunidade de exercer atividades nas esferas de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atendimentos farmacoterapêuticos, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami). Além disso, foi convidados por professores para fundar e presidir a Liga Acadêmica de Fisioterapia (LAFITO), realizando pesquisas no âmbito de fitoterapia e apresentar trabalhos no Congresso Mundial de Farmacêutico na cidade de Gramado (RS).

Em 2019 foi aprovado no Mestrado Profissional em Transplante, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para Alan, sua passagem pela Unifor lhe ajudou na construção profissional: “Tive todas as ferramentas e uma estrutura incrível para que pudesse continuar meus estudos e permear oportunidades que me farão um profissional qualificado e de alta performance”, destaca. 

Comenda Horizonte Mulher na área da Saúde 

Arlandia Nobre, professora do curso de Farmácia Unifor foi agraciada com a primeira Comenda Horizonte Mulher na área da Saúde, homenagem realizada pela Câmara Municipal de Horizonte, em de março de 2019. A Comenda visa reconhecer as mulheres que se destacaram e contribuem para o desenvolvimento do município, localizado a uma hora de Fortaleza. 

Moradora de Horizonte, a docente Arlandia Nobre exerceu um papel importante na cidade ao cumprir durante oito anos o mandato de vereadora. Além disso, sua função de farmacêutica e mestre lhe permitiu implementar uma série de projetos de lei que garantiu a melhor qualidade de vida das pessoas mediante a implementação de serviços de saúde: “As propostas melhoraram a situação do município na questão da saúde, a homenagem é o reconhecimento de um legado que vem sendo construído ao longo do tempo”, destaca. 

Para Arlandia, o conhecimento agregado em sala de aula faz parte da homenagem: “Estar na academia ensinando e apresentando com os alunos e colegas diariamente abriu minha percepção para uma série de carências e demandas da população da cidade”, conclui. 

Membro do Conselho Regional de Farmácia do Ceará, a professora da Unifor Arlandia Nobre tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, é bacharel em Direito e especialista em Indústria Farmacêutica pela UFC e Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Direito Processual Civil (UNISC/RS). 

Tem experiência na área de Farmacologia Clínica e Experimental, com ênfase em Toxicologia utilizando toxinas, peptídeos e indicadores biológicos. Deontologia, Direito sanitário, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância, Assistência e Atenção farmacêutica também são objetos de seus estudos, além de Química Medicinal.

Academia Cearense de Ciências 

Outro grande destaque para o curso de Farmácia Unifor é a posse da professora Cristina Moreira na Academia Cearense de Ciências (Aceci), como titular da cadeira número 23,  patroneada por José Higino Ribeiro dos Santos. A Sessão Solene de Posse aconteceu no dia 5 de abril de 2019. 

A Academia, fundada em 23 de outubro de 1985, visa discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado, contribuindo com ações que visam o engrandecimento científico e tecnológico do Ceará.

Fazer parte da Academia Cearense de Ciências requer um compromisso que não se encerra nem com aposentadoria. O vínculo dos acadêmicos com sua Academia só se extingue com a morte. Os acadêmicos continuam ocupando suas cadeiras mesmo depois de deixar o mercado de trabalho. A professora, doutora Ana Cristina vê sua nomeação como fator de grande responsabilidade. Nas palavras da professora: “É uma grande honra, claro, ser indicada por seus pares e ser, consequentemente, avaliada com base na sua produção científica e profissional por uma Assembleia Geral dos membros acadêmicos. Temos uma grande responsabilidade de continuar recebendo o reconhecimento da comunidade científica, e honrar os objetivos da Academia”.

Professora do curso de Farmácia da Unifor, Cristina Moreira também participa como orientadora do quadro permanente dos programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor e do Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia

Atualmente, também é Diretora do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Universidade de Fortaleza, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e participa do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Farmácia Unifor 

O curso de Farmácia da Unifor foi eleito o melhor do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. O curso também conquistou nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016, e é 4 estrelas no Guia do Estudante, avaliações que utilizam a escala de 1 a 5. 

Além disso, disponibiliza para os alunos mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. Veja alguns deles: Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Química e Laboratório de Fármacos e Produtos Naturais.