null Segunda edição do “Praia Linda, Praia Limpa” acontece em março

Qua, 23 Janeiro 2019 08:46

Segunda edição do “Praia Linda, Praia Limpa” acontece em março

Nesta edição será enfatizada a limpeza das águas, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. (Foto: Lílian Camelo)

O projeto “Praia Linda, Praia Limpa”, da Fundação Edson Queiroz e da Unifor, terá sua segunda edição no dia 16 de março. Com o apoio da Indaiá, Vip Saúde e Pharmavie, a ação acontece na orla de Fortaleza e vai contar com a participação de alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. As praias que receberão a ação são: Praia de Iracema (CCG), Praia do Futuro (CCJ), Praia de Sabiaguaba (CCT), e Foz do Rio Cocó(CCS)

O professor Oyrton Monteiro Júnior, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor e um dos organizadores do “Praia Linda, Praia Limpa”, explica os objetivos da ação: “Buscamos reduzir os resíduos sólidos evitando que o mar e a faixa de areia seja contaminados afetando a vida marinha ao mesmo tempo em que levamos informação e conscientizamos a população”.

Para ele, a participação da comunidade acadêmica e pessoas interessadas é fundamental: “Com ações desse tipo conscientizamos a população. Eles são sensibilizados para um problema que existe e é grave. Muitas vezes poluímos a orla e não temos percepção de que alguém que está ali não deveria estar e foi colocado indevidamente pela ação do homem”, enfatiza.

Como participar

A ação tem público-alvo, preferencialmente, os alunos novatos dos quatro Centro de Ciências da Unifor: da Comunicação e Gestão (CCG), Jurídicas (CCJ), da Saúde (CCS) e Tecnológicas (CCT). As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo e a participação dá direito a certificado válido como atividade complementar. Cada aluno deverá se inscrever no Centro de Ciências referente ao curso que estuda.

No dia da ação, o transporte será cedido pela Universidade de Fortaleza. A saída será às 7h no Altar Votivo e o retorno previsto para o meio-dia no mesmo local. Os participantes também receberão kits com camiseta da campanha.

Os voluntários inscritos também deverão participar de um treinamento, que acontece no dia 13 de março (quarta-feira). A instrução acontece em dois horários: às 11h e às 17h, no Teatro Celina Queiroz. O treinamento serve para explicar melhor sobre o modo correto de limpar a orla da praia e os materiais que poderão ser recolhidos para reciclagem.

Edição 2018

A primeira edição do “Praia Linda, Praia Limpa” aconteceu em 11 de agosto de 2018, em comemoração ao Dia do Estudante, sob orientação de professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária juntamente com técnicos da Prefeitura de Fortaleza

Foram recolhidos 351,50 quilos de resíduos das praias da Barra do Ceará, Iracema, Futuro e Caça e Pesca. Durante a ação foram repassadas informações para a população sobre o descarte correto de materiais reaproveitáveis e sobre a importância da educação ambiental.

As entidades beneficiadas foram a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp), que recebeu 168,50 quilos de material reciclável e a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), que recebeu 183 quilos de resíduos coletados.

Projeto Praia Linda, Praia Limpa 2019
Inscrições até 15 de março de 2019