null Unifor mais uma vez é a melhor universidade particular do Norte/Nordeste, segundo THE Latin America Ranking 2020

Ter, 7 Julho 2020 17:22

Unifor mais uma vez é a melhor universidade particular do Norte/Nordeste, segundo THE Latin America Ranking 2020

Entre as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 7º lugar no ranking, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos.


O reconhecimento internacional é a constatação do esforço contínuo da Unifor para se adequar às necessidades das profissões do século XXI. (Observação: campus ocupado antes da pandemia/Foto: Ares Soares)
O reconhecimento internacional é a constatação do esforço contínuo da Unifor para se adequar às necessidades das profissões do século XXI. (Observação: campus ocupado antes da pandemia/Foto: Ares Soares)

Após o mérito mundial no THE Young University Ranking 2020, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, destaca-se pelo segundo ano consecutivo como a melhor universidade particular das regiões Norte e Nordeste do Brasil segundo THE Latin America Ranking 2020. O resultado foi anunciado pela entidade britânica Times Higher Education Latin America (THE) nesta terça, 7 de julho. 

THE Latin America Ranking 2020 mediu o desempenho de 166 universidades públicas e privadas em atuação na América Latina a partir dos critérios de ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. Entre as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 7º lugar no ranking, sendo a melhor no indicador de citação em artigos científicos. 

Para o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação, esse reconhecimento internacional é a constatação do esforço contínuo da Unifor para se adequar às necessidades das profissões e formações do século XXI. “Temos inovado com relação aos processos de educação, seja nos nossos currículos, no desenvolvimento dos nossos professores e no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas. Todas essas mudanças estão repercutindo na excelência dos nossos indicadores”, frisa.   

A importância do THE para a empregabilidade

Na visão do professor Henrique Sá, em um cenário de instabilidade provocado pela pandemia do novo coronavírus, a ciência e a produção do conhecimento são primordiais para apontar alternativas para o contexto de crise. Esses dois aspectos somados ao planejamento, à adaptação e à flexibilidade às circunstâncias adversas tornam-se um diferencial para o futuro pós-pandemia.

Estar em uma universidade com grau de excelência reconhecido internacionalmente vai permitir para os alunos agregarem também esse diferencial, porque estão em um ambiente em que a preocupação com a ciência, a preocupação com a qualidade do conhecimento e também com a flexibilização com relação a tempos tão complexos são diferenciais. Ao meu ver, a gente consegue transferir essa preocupação, esse espírito nos nossos currículos e, consequentemente, para a formação dos alunos”, destaca Henrique. 

Unifor nos principais rankings da educação

Atualmente, a Universidade de Fortaleza figura entre os principais rankings de educação do mundo. Somente na entidade britânica Times Higher Education (THE), a instituição está bem classificada entre as brasileiras privadas nos rankings: Mundial, Jovens Universidades, Economias Emergentes, Latino-americanas e área de Saúde.  

A Unifor também é destaque no prestigiado QS World University Rankings pela sua excelência em ensino e pesquisa entre as universidades da América Latina e países dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nacionalmente, destaca-se no Ranking Universitário Folha (RUF). Na última edição, de outubro de 2019, foi a melhor classificada entre as universidades do Norte e Nordeste.