null Curso de Medicina oferece treinamento de intubação em sequência rápida para alunos e professores

Sex, 8 Maio 2020 09:48

A capacitação ocorre no Hospital de Messejana. Cerca de 300 profissionais já receberam o treinamento ao longo de abril. Novas turmas acontecem em maio direcionadas aos médicos que estejam ou que irão trabalhar na linha de frente no combate à Covid-19.

Na prática, o procedimento necessita ser feito com rapidez e segurança para proteger a vida dos pacientes. (Foto: divulgação)

Em decorrência da pandemia de Covid-19, a Universidade de Fortaleza antecipou a Colação de Grau 2020.1 dos estudantes aptos pertencentes aos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, para que possam desenvolver trabalhos no controle da doença. Pensando na capacitação específica para a pandemia, o curso de Medicina da Unifor oferece treinamento de intubação em sequência rápida para alunos egressos, recém-concludentes e professores. A capacitação ocorre no Hospital de Messejana.

A iniciativa foi idealizada e está sendo coordenada pelo professor do curso de Medicina Frederico Arnaud, que é especializado no atendimento de emergência. “Esse treinamento é fundamental, pois a intubação é o momento mais crítico no tratamento do paciente com Covid-19. É um divisor entre a vida ou a morte desses pacientes. Professores e futuros médicos devem ter habilidade e segurança para realizar o procedimento”, afirma o professor do curso de Medicina da Unifor.

Ao todo, cerca de 300 profissionais participaram do treinamento ao longo do mês de abril, recebendo dados e orientações objetivas para que tenham mais segurança na realização do procedimento. A capacitação é destinada a todos os médicos que estejam ou que irão trabalhar na linha de frente no combate à Covid-19, até mesmo aqueles que não atuam na emergência, visto que podem ser convocados a participar do procedimento de intubação. O treinamento acontecerá também no mês de maio, até que não haja mais interessados.

Intubação em sequência rápida

Com a expansão do coronavírus, é previsto um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 que pode acarretar evoluções desfavoráveis na insuficiência respiratória de pacientes, sendo a ventilação mecânica uma alternativa para evitar o óbito. Nesse cenário a Intubação de sequência rápida é um procedimento vital e necessita ser feito com rapidez e segurança para proteger a vida dos pacientes.