Qui, 8 Março 2018 10:49

Curso de Engenharia Civil oferece Dupla Titulação com universidade portuguesa

Quatro alunos serão selecionados para programa com a Instituto Politécnico de Bragança. Inscrições de 12 a 22 de março de 2018.


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET) (Foto: Reprodução/Revista Pontos de Vista)
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET) (Foto: Reprodução/Revista Pontos de Vista)

O curso de Engenharia Civil da Unifor inova por ser o primeiro curso do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) a lançar programa que selecionará quatro alunos para Dupla Titulação Internacional nos semestres 2018.2 e 2019.1 . 

Os alunos agora têm a possibilidade de solicitar as titulações a partir de parceria firmada entre a Unifor e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, garantindo, assim, a certificação de Engenheiro Civil brasileiro e português. 

A experiência é mais uma oportunidade que a Unifor oferece aos seus alunos de ampliar aprendizados e evoluir profissionalmente, adquirindo conhecimentos do mercado mundial e se destacando com a internacionalização que um engenheiro civil precisa para se posicionar exponencialmente entre os melhores profissionais do ramo.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unifor, professor Italo Salomão, com a Dupla Titulação a equipe pedagógica consegue ter um aluno que tem conhecimento mais generalizado, não tendo apenas uma orientação rotineira do seu país, mas também uma visão mais ampla do que acontece no mercado mundial. 

“Com o programa, o aluno consegue acompanhar o desenvolvimento de tecnologias em Portugal, fazendo uma associação com o nosso”, explica o coordenador.

O professor Italo reforça ainda sobre as oportunidades profissionais no exterior. “o nosso aluno terá também a possibilidade de trabalhar no exterior, pois a licenciatura portuguesa permite o graduado a exercer sua profissão em qualquer país da União Europeia”.

Como participar

Poderão se inscrever para o processo seletivo os alunos do curso de Graduação em Engenharia Civil da Unifor, que tenham idade maior de 18 anos, passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2019, regularmente matriculados na Unifor durante todo o processo de seleção e ter cursado entre 30 e 60% dos créditos exigidos para a conclusão do curso até o término do semestre.

Também é requisito já ter cursado as disciplinas Expressão Gráfica, Resistência dos Materiais I, Mecânica dos Fluidos e Construção Civil I.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 12 a 22 de março de 2018, no horário de 8h às 21h, na Secretaria dos cursos de Graduação em Engenharia Civil (sala J-06). O processo seletivo consistirá de uma entrevista, agendada para o dia 27 de março, às 15h, na sala J-19.

Documentação necessária

  • Histórico acadêmico atualizado, 
  • Curriculum Lattes ou Vitae atualizado, 
  • Declaração de matrícula regular, 
  • Carta de motivação de, no máximo, duas laudas, na qual deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do Programa, 
  • Pelo menos duas cartas de recomendação, assinadas por dois professores que não façam parte da comissão avaliadora do Programa, Cópia do passaporte com validade mínima até dezembro de 2019, 
  • Formulário de inscrição (disponível no local) e
  • Uma foto 3x4.

Sobre o IPB

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior e  integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET), cujos objectivos incluem a transferência de competências profissionais e a integração da investigação aplicada na sua missão educativa a nível profissional e tecnológico.

Fundado em 1983, o IPB é constituído por cinco escolas; quatro no Campus de Bragança e uma em Mirandela: Escola Superior Agrária de Bragança (ESA); Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT); Escola Superior de Educação de Bragança (ESE); Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa);e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG).

É importante que os candidatos leiam o edital de seleção na íntegra:

Edital VREGRAD/VIREX Nº 04/2018 - Instituto Politécnico de Bragança

Mais informações: (85) 3477-3161