O Índice de Ações Cearense (IAC) objetiva acompanhar o desempenho médio das cotações das empresas cearenses que possuem capital aberto em bolsas de valores e ser benchmark para aplicações financeiras, como (IBOV, CDI, S&P500, Dólar, etc.), fundos de investimentos, portfólios, entre outros.

Sobre o Índice

O IAC é um índice de retorno total, ou seja, procura refletir as variações nos preços dos ativos integrantes no tempo ajustado pelo impacto da distribuição de dividendos.

Composição

Atualmente, em sua composição inicial, o Índice de Ações Cearense apresenta oito empresas que estão em concordância com os critérios estabelecidos na metodologia, sendo estas:

• Arco Educação: a empresa iniciou suas negociações no dia 26 de setembro de 2018 na Bolsa de Valores Americana NASDAQ, sob o código ARCE.
  • Banco do Nordeste: estreou na Bolsa no dia 20 de julho de 1977, com o código BNBR3, destacando-se entre as oito empresas como a primeira com registro de IPO do Índice.
  • Enel Ceará (Coelce): suas negociações iniciaram em Bolsa no dia 13 de junho de 1995, com o código COCE3, sendo uma das empresas cearenses mais antigas com registro de IPO.
  • Grendene: o início de suas negociações aconteceu no dia 29 de outubro de 2004 no segmento especial Novo Mercado da Bola brasileira com o código GRND3.
  • Hapvida: esta companhia teve registro de capital aberto em 20 de abril de 2018, passando a iniciar suas negociações no dia 25 de abril de 2018, no segmento especial Novo Mercado da B3, com o código HAPV3.
  • M. Dias Branco: o início de suas negociações ocorreu na Bolsa de Valores em 2006, no segmento especial Novo Mercado, utilizando o código MDIAS3.
  • Pague Menos: as negociações da empresa tiveram início no dia 03 de setembro de 2020, no segmento especial Novo Mercado da B3, com o código PGMN3.
  • Aeris: a empresa teve o registro de IPO no dia 11 de novembro de 2020 no segmento especial Novo Mercado da B3, sob o código AERI3, sendo a corporação cearense mais recente a iniciar suas negociações.

Para saber mais detalhes, veja aqui na metodologia.

> Clique aqui para fazer o download dos resultados.

Disclaimer

O Índice de Ações Cearense - IAC é um índice de acompanhamento do mercado de capitais desenvolvido estritamente no âmbito acadêmico, elaborado por alunos e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, não se constituindo de recomendação de compra e/ou venda de qualquer valor mobiliário, nem como recomendação de investimentos. Portanto, não há garantia de que uma estratégia de investimentos baseada no IAC será bem-sucedida.

O IAC não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece ou expressa qualquer opinião sobre valores mobiliários baseado ou vinculado a um retorno de investimento relacionado ao desempenho do Índice de Ações Cearense. Salientamos que o IAC mede o desempenho histórico, de maneira que os retornos passados não são garantia de retornos futuros.