null 12ª edição do festival Unifor Moda Integra (UMI) ocorre virtualmente

12ª edição do festival Unifor Moda Integra (UMI) ocorre virtualmente

Com tema "A-con-chego", o evento realiza desfiles, palestras e fashion films, entre outras atividades

O festival Unifor Moda Integra (UMI) é uma realização do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Nos últimos meses, vimos as passarelas e vitrines do mundo se tornarem mais acessíveis, pois o mundo da moda precisou sair temporariamente dos espaços físicos e se amplificar na esfera digital. Festivais e desfiles virtuais, “curtas de moda”, documentários, realities de competição, e-commerce, perfis em redes sociais e outros conteúdos sobre o assunto marcaram presença maior nas “telinhas”, servindo como uma válvula de esperança, criatividade e perspectiva para o futuro.

Reconhecendo isso, o festival Unifor Moda Integra (UMI), realizado pelo curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, apresenta sua 12ª edição em formato digital. O evento ocorre entre os dias 27, 28 e 29 de outubro. O tema deste ano, “A-con-chego”, traduz a proposta de intimidade que é esperada do evento: feita para ser apreciada de casa, a programação inclui atividades para além da moda, como aula de yoga e apresentações musicais.

“O UMI se reinventou, adaptando-se ao novo modelo do mundo”, conta a professora Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Design de Moda, em referência a como os eventos, de uma maneira geral, vêm sendo realizados em meio à pandemia do novo coronavírus. “Para além da programação tradicional, ele [UMI] contará com a exibição de fashion films, webinários e atrações de entretenimento. É um evento para os alunos e feito por eles, mas aberto a todos”, revela a professora. A programação completa pode ser vista mais à frente.

Sobre o Unifor Moda Integra

Com periodicidade semestral, o UMI oferece uma mostra das produções de alunos do 1° ao 4° semestre de Design de Moda. Os alunos do 5º semestre que estejam participando da disciplina “Produção de Moda” auxiliam no planejamento e organização do evento, que conta com desfiles, palestras, oficinas e exposições. Impossibilitado de ocorrer durante o primeiro semestre de 2020, o Unifor Moda Integra assume uma postura inteiramente digital pela primeira vez.

Os desfiles são tradicionalmente divididos em temas diversos, suscitando a criatividade dos alunos com suas referências histórico-culturais, e são determinados nas disciplinas “Programa Integrador”. A transmissão será aberta a todos os interessados e ocorrerá de forma simultânea nas redes sociais da Universidade de Fortaleza, bem como na TV Unifor (canal 181 da NET)

Design de Moda na Unifor

Com nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Design de Moda da Unifor prepara o aluno para as múltiplas áreas de atuação. A grade curricular tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação. Com isso, o estudante também é capacitado para criar e gerir sua própria empresa.

Semestralmente, a partir dos Programas Integradores, os alunos vivem a experiência de produzir a apresentar suas peças num desfile. Promovido pela própria Universidade, o evento Unifor Moda Integra (UMI) reúne os desenhos, looks e produtos mais maduros desenvolvidos pelos estudantes.

12º Unifor Moda Integra - UMI digital

Data: 27, 28 e 29 de outubro.

Onde: transmissão virtual pelas mídias sociais da Universidade de Fortaleza (Instagram, Facebook e Youtube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET).

Participação aberta a todos os interessados.

Confira a programação completa a seguir.

Programação - 12º Unifor Moda Integra

Webinário 1: moda e saúde mental
Data e horário da transmissão: 27/10, às 8h
Convidada: Juçara Mapurunga