null Instituições da Argentina promovem jornada virtual em alusão ao IX Encontro Internacional de Direitos Culturais

Humberto Cunha, docente da Universidade de Fortaleza, será um dos convidados do evento

Humberto Cunha é professor do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor (Foto: Ares Soares)

A Jornada virtual sobre Direitos Culturais, iniciativa oriunda de Instituições da Argentina, acontecerá neste sábado, 19 de setembro. O evento será destinado a debater o IX Encontro Internacional de Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Sua transmissão será aberta ao público e ocorrerá por meio da rede social oficial da Cátedra Livre de Gestão Cultural.

Humberto Cunha, professor de Direitos Culturais do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza participará do jornada virtual. Sobre o Encontro Internacional de Direitos Culturais, ele explica que acontece anualmente. “É a nona edição de um evento acadêmico realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais o qual coordeno, vinculado ao PPGD da Unifor. O encontro discute com pesquisadores de todo o Brasil e de vários países os temas mais atuais relativos aos direitos culturais. Este ano, por exemplo, o tema é ‘Direitos Culturais: impactos da pandemia’ ”, completa.

O professor explana sobre como aconteceu a conexão com a Argentina e a iniciativa em desenvolver a jornada virtual. “O artista e advogado argentino Marcelo Cebrian já participou de algumas edições do evento. Ele se encarregou, por iniciativa própria, de difundir os estudos que aqui fazemos sobre os direitos culturais em seu país, por os considerar qualificados. Em decorrência disso, promoveu a integração de acadêmicos, gestores culturais e advogados de seu país que militam com esses direitos”, explica o professor.

A jornada é uma iniciativa de Instituições Argentinas, dentre elas a Universidade Nacional de La Plata, por sua Cátedra Livre de Gestão Cultural. Além da Universidade Nacional de La Pampa, por seu Observatório de Direitos Humanos, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas e Jurídicas.

A transmissão será aberta ao público e acontecerá às 10h30min via Facebook oficial da Cátedra Livre de Gestão Cultural (FBA-UNLP).

Durante a Jornada, será discutido sobretudo sobre o atual estágio dos direitos culturais no Brasil e na Argentina, em termos de desenvolvimento teórico e efetivação prática. “Pretendo historiar sobre o que temos feito no âmbito da Unifor. Ademais, pretendo engajar o máximo de estudantes e professores argentinos em no IX Encontro Internacional de Direitos Culturais, já que acontecerá posteriormente pela internet. E de um ponto de vista mais geral, pretendo abordar os avanços e retrocessos de tais direitos, ocorrido no Brasil sob égide da Constituição de 1988, que é uma Constituição Cultural”, destaca Humberto.

Jornada sobre Direitos Culturais na Argentina: apresentação do IX Encontro Internacional de Direitos culturais da Universidade de Fortaleza

Data: 19 de setembro de 2020

Local: transmissão via Facebook da Cátedra Livre de Gestão Cultural (FBA-UNLP)