null Saneamento básico: discussão levanta a importância da graduação em Engenharia Civil no assunto

Seg, 14 Setembro 2020 11:52

Aumento das discussões sobre saneamento básico exige um novo olhar por parte da comunidade acadêmica. Confira entrevista com professor de Engenharia Civil sobre o tópico.

Ítalo Salomão, coordenador da graduação em Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, pontua sobre a importância do curso na discussão sobre Saneamento Básico. (Foto: Ares Soares)

Direito assegurado pela Lei nº. 11.445/07, o saneamento básico é o serviço que garante água potável, coleta e tratamento dos esgotos para a população. No entanto, muitas áreas carentes do país sofrem com a ausência desse benefício, causando o aumento da proliferação de doenças como leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifóide, cólera e parasitoses, além do agravamento de epidemias como a dengue.

Sendo uma notável questão de saúde pública, o debate sobre saneamento básico está cada vez mais presente não apenas entre os cidadãos e gestores governamentais, mas também no ambiente acadêmico. E é nessa direção em que muitos cursos de Engenharia discutem um novo cenário no qual os estudantes, inseridos no mercado de trabalho, farão a diferença no assunto.

Coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, o professor Ítalo Salomão vê a questão como necessidade fundamental da sociedade. Ele pontua que “as discussões relacionadas ao saneamento básico são essenciais para o desenvolvimento democrático de um país em virtude de estarem diretamente relacionadas com a promoção das bases da saúde pública”.

Perspectivas para o futuro

De acordo com a Agência Senado, o novo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em junho deste ano, assegura que 99% da população esteja com água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto até o ano de 2033. Por ser um assunto de extrema relevância para o desenvolvimento do país, é fundamental que esteja inserido na formação dos profissionais que irão atuar nessa área agora e em um futuro próximo. Pensando nisso, o curso de Engenharia Civil da Unifor prepara seus alunos para que estejam aptos a desenvolver as demandas vindouras desse assunto.

“Na ótica da Engenharia Civil, tem-se a perspectiva da inserção de empresas privadas no processo licitatório em obras de saneamento e, consequentemente, criação de empregos para profissionais capacitados. Para o aluno de Engenharia Civil da Unifor, a formação é ampla nesta área, abrangendo o sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana, garantindo assim oportunidades para profissionais que podem impactar positivamente na saúde pública do nosso país”, afirma Ítalo.

Pensando em cursar Engenharia Civil?

A graduação em Engenharia Civil da Unifor tem uma estrutura equipada com 20 laboratórios de ponta. Entre seus diferenciais se destaca o programa de dupla titulação, onde o aluno pode cursar parte da graduação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e receber dois diplomas, sendo um nacional e outro estrangeiro.

O corpo docente do curso conta com mestres e doutores renomados que ajudam na capacitação dos estudantes. Além disso, também dispõe de uma matriz curricular com foco para o mercado, onde os alunos iniciam o contato com a prática nos laboratórios desde o início do curso.

Confira aqui as oportunidades e benefícios de estudar em uma das melhores universidades particulares da América Latina.