null Universidade de Fortaleza participa do Dia Mundial da Criatividade 2019

Universidade de Fortaleza participa do Dia Mundial da Criatividade 2019

Em 2018, 13 cidades brasileiras celebraram o Dia Mundial da Criatividade. Em 2019, 52 cidades já confirmaram participação (Foto: Divulgação)

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, o Dia Mundial da Criatividade tem por objetivo apresentar a importância da inovação e desenvolvimento sustentável. Em 2018, 13 cidades brasileiras celebraram a criatividade através de diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo, em todo o território nacional.

Este ano, a Unifor participará do Dia Mundial da Criatividade Fortaleza, que congregará alunos, professores e a comunidade em torno do tema "Criar para não Desperdiçar". A programação acontece no dia 22 de abril, de 8h às 21h, e será ofertada em parceria entre o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e Escola de Comunicação e Gestão da Pós-Unifor.

"Criação e desperdício, tomados como focos temáticos para as atividades do Dia Mundial da Criatividade, é uma ideia provocadora que reúne duas perspectivas aparentemente excludentes, mas que aos nossos olhos são desafiadoras e intrínsecamente relacionadas", explica a professora Marina Figueiredo, uma das curadoras do evento, que conta também com a curadoria da professora Danielle Coimbra

O evento será organizado em torno das teorias sobre ativadores criativos. Os ativadores criativos mais conhecidos (brainstorm, solução criativa de problemas, entre outros) serão mote para conceber os espaços e as atividades do evento em “ilhas” (lugares física ou simbolicamente delimitados) relacionadas a cada um desses ativadores.

O encerramento contará com a palestra "Empreendedorismo Social", que abordará a necessidade de mudança paradigmática de se gerir os negócios, bem como fomentar a criação de novos projetos na área de empreendedorismo social. O tema será apresentado por Ticiana Rolim Queiroz, às 19h, no Teatro Celina Queiroz.

As inscrições estão abertas pelo link ao final da programação e as mesmas são gratuitas e abertas ao público.

22 de abril de 2019

ILHA TEDX

- TED O futuro da Educação: A mini conferência O futuro da Educação é um passaporte para um destino incerto, que busca tomar o passado como retrovisor e presente como ponto de partida para as mudanças na educação.
Inspiradora: Marina Figueiredo
Local: Auditório A-4

ILHA ANÁLISE RECRIADORA

- Oficina Criatividade e Prototipagem: A oficina Criatividade e Prototipagem irá desenvolver alguns dos preceitos metodológicos do design thinking, que é um ferramenta estético técnica aplicada a diversas áreas na solução de problemas.
Inspiradores: Tarcísio Bezerra Martins Filho, Grace Trocolli, Adriana Helena M. da Silva
Local: Sala H-77

ILHA METAMORFOSE

- Laboratório do Nada: O Laboratório do Nada será um espaço inspirado no pensamento de Feyraband, que privilegia a ideia do contra método e do pensamento livre como artefatos para criação e inovação.
Inspiradores: Lucilinda Martins Tavares, Davi de Castro Rocha, Xênia Benfatti, Aíla Sampaio e Herminia Lima
Horário: 9h ás 11h
Local: Sala I-17

ILHA TECENDO TEIAS

- Oficina Espalhe Criatividade: O que é criatividade, como surgem as ideias, como alimentar a criatividade, os sabotados da criatividade, a criatividade na resolução de problemas e tomada de decisões.
Inspiradora: Monike Oliveira
Local: Bloco B

- Oficina Competitividade na Empresa e na Vida Inspirados na Criatividade Artística: Roda de conversa sobre como a criatividade artística impacta nos resultados das empresas e da vida.
Inspirador: Pablo Manyé
Local: Praça da Pós-Graduação

- Oficina Bordar e Narrar é só começar: Trabalho criação e tradução entre linguagens narrativas e do bordado para promover reflexões como dispositivo criativo.
Inspiradoras: Alessandra Bouty, Laura Moreira, Wilma Farias e Flavia Rodrigues
Local: Bloco B

ILHA NEGÓCIOS SOCIAIS

O Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) irá abrir suas portas para apresentar seus produtos e serviços. Um momento interessante para tomar um café, fortalecer parcerias e socializar ideias sustentáveis e empreendedoras.
Inspiradores: Rogério Nicolau e Plácido Aderaldo Neto
Local: sala R-11

- Palestra Empreendedorismo Social: Conferência que abordará a necessidade de mudança paradigmática de se gerir os negócios, bem como fomentar a criação de novos projetos na área de empreendorismo social.
Inspiradora: Ticiana Rolim Queiroz
Local: Teatro Celina Queiroz