null Universidade de Fortaleza realiza Treinamento de Biossegurança para funcionários

Ter, 30 Junho 2020 19:32

Ação faz parte de movimento para a retomada gradual das atividades presenciais. Capacitação virtual será de 1º a 3 de julho mediante inscrições.

A Universidade de Fortaleza se prepara para a retomada gradual das atividades (Foto: Ares Soares).

O retorno progressivo das atividades presenciais no campus da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, requer muito cuidado e atenção em meio à pandemia de Covid-19. Pensando nisso, a Universidade realizará, de 1º a 3 de julho, o Treinamento de Biossegurança para todos seus funcionários, seguindo as normas de distanciamento social, proteção individual e higiene do Plano Estadual de Contingência do Ceará.

Dispondo de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em saúde,  o Treinamento é uma parceria entre o Núcleo Integrado de Atenção Médica (NAMI), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Os peritos irão orientar os demais colaboradores usando como guia o protocolo de biossegurança da Unifor de forma simples e objetiva, visando facilitar a compreensão do conteúdo no dia-a-dia.

“O Treinamento de Biossegurança visa permitir que todos os empregados da Fundação, sejam professores, técnicos administrativos ou operacionais, obtenham informações de qualidade e orientações mais específicas sobre a segurança em suas tarefas com a retomada das atividades presenciais”, explica o médico do trabalho Pedro Fernandez, coordenador dos cursos de especialização em Medicina do Trabalho e Perícias Médicas.

Professora do curso de Enfermagem, Débora Guerra é membro do Comitê de Biossegurança da Unifor e ressalta que a ação é uma forma de unificar as informações sobre a proteção contra o Coronavírus. “A preparação de cada indivíduo será fundamental para a segurança de todos, tanto no cenário universitário quanto nos domicílios e espaços de contatos sociais”, esclarece.

O curso será realizado remotamente, mediante inscrição prévia, com duração em torno de 40 minutos e ministrado por professores da área da saúde, a fim de cumprir a legislação estadual e reduzir riscos relacionados às atividades ocupacionais. Já a  modalidade presencial acontecerá apenas para algumas áreas de atuação que precisam de orientações específicas.

O conteúdo aborda informações simples sobre a doença, prevenção e medidas a serem adotadas tanto no trabalho quanto em casa para a manutenção da saúde coletiva. A Universidade também produziu uma Cartilha de Treinamento para auxiliar na compreensão das orientações e está disponível gratuitamente para acesso público na página do Campus Saudável.

Treinamento de Biossegurança
Inscrições por formulário aqui.
Após preencher o formulário, o(a) inscrito(a) receberá a confirmação no seu e-mail junto com o link para a sala do Google Meet, onde acontecerá o curso.