null As diferentes memórias da Colação de Grau virtual

Sex, 15 Janeiro 2021 11:58

As diferentes memórias da Colação de Grau virtual

Graduandos de 2020.2 compartilham relatos da noite de formatura sob diferentes circunstâncias, desde comemorações em família até momentos marcantes em um leito de hospital.

Lucas Bruno Sales e Milena Teixeira estão entre os concludentes que optaram por usar beca, mesmo comemorando em casa. (Fotos: Acervo pessoal)

Na última sexta-feira, 08 de janeiro, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou a sua cerimônia de Colação de Grau 2020.2 em formato digital, com transmissão de solenidade, show e homenagens por meio da TV Unifor e dos canais oficiais de comunicação da instituição de ensino. Essa foi a segunda vez que o evento ocorreu digitalmente em razão da pandemia do novo coronavírus. Para que os concludentes e suas famílias não passassem a data “em branco”, a Universidade possibilitou que todos comemorassem de diferentes formas e se fizessem presentes, onde quer que estivessem, nesse momento tão especial.

“A gente só comemora uma vez esses títulos e eu pensei ‘vou fazer sim uma coisinha aqui na minha casa, em família, a título de recordação, pois eu posso me arrepender no futuro de não ter feito’”, conta Milena Teixeira, que acaba de se formar Mestre em Administração de Empresas. Em sua residência, localizada em São Luiz, para onde a pós-graduanda precisou voltar durante o isolamento social, balões, champanhe e um bolo temático fizeram parte da celebração intimista para acompanhar a transmissão do evento.

Milena diz ainda que fez absoluta questão de usar a beca na noite de colação virtual: “Eu me informei com o Programa de Pós-Graduação em Administração sobre como deveria ser a beca de mestrado. Depois, fui atrás de conseguir aqui na minha cidade. Foi até um pouco difícil, precisei adaptar e providenciar de lugares diferentes, mas deu certo e as fotos ficaram lindas”.

Para Lucas Bruno Sales, concludente do curso de Publicidade e Propaganda, vestir a beca na noite da colação de grau à distância foi, na verdade, uma grande surpresa. “Meus pais alugaram uma beca para mim sem eu que eu soubesse! Não tinha pedido nem nada, mas eles fizeram questão e, para comemorar a minha formatura, a gente se reuniu e assistiu o evento virtualmente. Eu me senti bem acolhido e reconhecido”, detalha ele. “Achei legal a Unifor ter tido a atenção e o cuidado de fazer essa transmissão. [...] Foi algo mais simbólico, mas que deu um motivo para cada um comemorar do seu jeito”.

Conclusão de ciclos

Ana Karla Herrero, por exemplo, optou por uma programação simples e íntima para festejar a colação de grau. “À noite, não pude estar com a minha família nem com os meus amigos, mas me reuni com meu namorado, que também é meu colega de profissão. Colocamos no canal da Unifor no Youtube e assistimos a colação”. Ela, que acaba de concluir os estudos em Educação Física, conta que estava ansiosa para assinar a ata, disponibilizada virtualmente, e que acordou com grandes expectativas para o dia.

Concludente de Cinema e Audiovisual, Roberta Gomes encarou a noite de colação como o fechamento de um ciclo. Ela, que mora com a família em Rurópolis, no interior do Pará, precisou suspender o curso há oito anos por conta da mudança, mas viu nas atividades remotas e na colação à distância a oportunidade de se graduar como cineasta. “Concluir o curso era um desejo antigo que ficou guardado por causa da distância. Fiquei muito feliz quando houve a possibilidade de cursar as aulas por EAD”, ressalta ela, que conta ter tido grande apoio das docentes Aíla Sampaio e Danielle Maia nessa reta final.

Circunstâncias inesperadas

“Eu esperava muito essa cerimônia. E aí veio a pandemia, que me deixou muito cabisbaixo. Por conta dela, eu até tinha programado uma formatura na minha casa, com todos os meus familiares, e nem isso eu pude fazer. [..] Mas, no dia 08 em si, meus pais resolveram alugar uma beca e trazer para cá, para o hospital, e a gente resolveu transformar a noite de assinatura em uma live”. Esse é o relato de Ricardo Andrade, recém-graduado do curso de Psicologia da Unifor, que assistiu à colação de grau em um leito do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde está internado desde 04 de janeiro para investigar uma hipótese diagnóstica de AVC.

“Desde criança eu nunca tive muita sorte para as cerimônias dos ritos na educação. E, particularmente, eu julgo essencial a existência deles como um ato de comemoração e fechamento de um momento importante”, compartilha Ricardo. “Eu nunca tive comemorações do tipo, como festa de ABC, formatura de Ensino Fundamental e Médio e, quando entrei na graduação, eu não tive o famoso ‘trote’. A ausência desses ritos no meu percurso de existência sempre me incomodou muito”.

Mesmo com a internação, Ricardo não desistiu de ter seu tão sonhado momento de formatura realizado: “Comecei a pensar e planejar na melhor maneira de enfrentar a minha angústia. [...] Coloquei na minha cabeça que precisava fazer daquele o dia mais especial da minha vida, e assim o fiz. Meu pai foi em casa pegar meu notebook e, quando a noite chegou, estava tudo quase pronto, mas sentia a falta de todos próximos de mim. Resolvi fazer essa live para que todas as pessoas interessadas pudessem participar desse momento tão especial para mim”.

Ao lado do pai, do médico e dos colegas de quarto, e com sua mãe o acompanhando através das redes sociais, o concludente assinou a ata e celebrou a colação de grau da melhor maneira que pôde. “Hoje posso dizer que, apesar das muitas ausências e das inúmeras turbulências da vida, eu consegui driblar [as circunstâncias] e me formar. Hoje posso dizer oficialmente que eu sou Psicólogo”.