null Profissionais de sucesso destacam a importância do EGES em sua formação

Ter, 19 Janeiro 2021 18:24

Profissionais de sucesso destacam a importância do EGES em sua formação

Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Unifor contribui para que os alunos vivenciem a realidade de suas futuras carreiras

O EGES foi desenvolvido para atuar junto com profissionais de diversos ramos, professores e alunos do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão da Unifor (Foto: Ares Soares)

O Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) tem como objetivo aproximar empresas públicas e privadas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, ao mesmo tempo em que serve como espaço para que os alunos coloquem em prática e complementem os conceitos aprendidos em sala de aula.

Criado há 10 anos, o núcleo da Unifor, que atua sob a supervisão de professores e conta com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação da universidade, desenvolve trabalhos que intensificam a formação profissional e acadêmica dos alunos e executa projetos na área de empreendedorismo, sustentabilidade e gestão.

Conheça os projetos

O EGES, de acordo com o coordenador Rogério Nicolau, “é um espaço de fomento ao empreendedorismo, onde alunos, ex-alunos e comunidade podem receber atendimentos personalizados para viabilização dos seus negócios”. Seguindo esta linha, o escritório possui, atualmente, dois grandes projetos. O primeiro deles é o “Você Empreendedor”, criado em 2012, e desenvolvido em parceria com o jornal Diário do Nordeste. O projeto tem como finalidade impulsionar o empreendedorismo no estado do Ceará.

O escritório desenvolveu também o programa  “Aluno Empreendedor”, que busca aguçar o espírito empreendedor dos alunos e ex-alunos da Unifor. O programa possui uma metodologia que permite a estimulação e a efetividade de ideias e o desenvolvimento profissional dos participantes, com a criação de negócios que contribuem para o crescimento socioeconômico da região. Os participantes contam, ainda, com atendimentos realizados por professores especializados nas áreas de empreendedorismo, gestão e sustentabilidade para auxiliá-los na elaboração desses projetos.

Trajetórias de sucesso

A publicitária e psicóloga Monik Pina trabalhou no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade ao lado do professor Rogério Nicolau, e viu no núcleo uma possibilidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ela diz que algumas habilidades e competências aprendidas no EGES, como liderança, criatividade, flexibilidade e resiliência para lidar com os desafios do mercado, são fundamentais para sua rotina. Atualmente, Monik é diretora e idealizadora do Espaço Arte de Ser, clínica de Psicologia e Arteterapia estabelecida no Rio de Janeiro.

+ LEIA MAIS Entrevista Nota 10: Rogério Nicolau e os caminhos do empreendedorismo sustentável

Além de Monik, a administradora Camila Luz também é um case de sucesso do escritório. Camila começou sua trajetória no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade como voluntária no ano de 2012 e, pouco tempo depois, se tornou estagiária do escritório, onde trabalhou até 2013. Para a administradora, sua experiência no EGES foi essencial para construir e desenvolver conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais necessárias para sua carreira: “Aprendi a ter confiança na hora de planejar, apresentar e executar projetos. A liderar, ter responsabilidades e também a trabalhar em equipe”, afirma.

Camila, que também é graduada em Design de Moda, foi diretora de conteúdo de uma startup de moda logo após estagiar no EGES, e, hoje em dia, é dona de um atelier de vestidos em São Paulo, no qual é a responsável por todos os setores do seu negócio, do criativo ao financeiro. "O Escritório foi de fato uma escola de vida. Coloco em prática todos os dias o que ali aprendi. Desde a elaboração de um projeto, até a forma de lidar com fornecedores, parceiros e colaboradores", enfatiza a designer, que atribui essa capacidade de conciliar e administrar todos esses segmentos à sua época de estagiária no escritório.