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Ter, 19 Janeiro 2021 19:50

Protagonismo: veja todas as ações da Universidade de Fortaleza no apoio à ciência

Toda a contribuição prestada à sociedade durante esses meses de luta deixou a comunidade acadêmica orgulhosa


Em 2020, Unifor fortaleceu investimento em pesquisas para auxiliar no combate à Covid-19. (Foto: Ares Soares)
Em 2020, Unifor fortaleceu investimento em pesquisas para auxiliar no combate à Covid-19. (Foto: Ares Soares)

No dia 18 de janeiro, a ciência venceu mais uma etapa no enfrentamento à Covid-19 no Ceará, com a imunização da técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, no Hospital Leonardo Da Vinci, em Fortaleza.  Uma vitória dos cientistas e das instituições de fomento e pesquisa bastante celebrada por todos que fazem a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.  

Ciente do seu compromisso com a sociedade cearense, a Unifor encarou todos os desafios que surgiram no combate à Covid-19 na Capital, mobilizando a comunidade acadêmica, investindo em ações de pesquisa e firmando parcerias com as autoridades governamentais e a iniciativa privada. 

Conheça, a seguir, todas as ações desenvolvidas pela Unifor no enfrentamento da pandemia que tanto orgulharam a comunidade acadêmica.

Ações da Universidade de Fortaleza no apoio à ciência

A Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Universidade de Fortaleza investiu em 9 projetos de pesquisa relacionados ao enfrentamento da Covid-19 e de suas consequências, a partir de um edital inédito direcionado aos professores da instituição. Fomentada pela Fundação Edson Queiroz, a iniciativa aportou R$ 400 mil em pesquisas nas áreas de psicologia, virologia, saúde coletiva e comunicação comunitária. Além dos projetos específicos do edital, a instituição apoiou outras 12 pesquisas relativas à pandemia nas áreas de ciências da saúde, tecnológicas, jurídicas e de comunicação e gestão – consolidando seu compromisso com a difusão do conhecimento.

A Unidade de Diagnóstico molecular de Covid-19, instalada em maio de 2020 no Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) da Universidade de Fortaleza, mantendo uma equipe qualificada, composta por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da instituição e trabalhando todos os dias da semana em período integral para agilizar o resultado dos exames, realizou, até outubro de 2020, 6.444 mil testes diagnóstico da doença. 

Atendeu várias unidades de serviço de saúde do Ceará, dentre elas, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Waldemar de Alcântara (HWA), Hospital Regional Norte (HRN), Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), Laboratório Central (LACEN), Unidades de Pronto Atendimento do Bom Jardim, Edson Queiroz, José Walter, Canindezinho, Praia do Futuro, Autran Nunes, Conjunto Ceará e Messejana. Ao todo, os testes realizados beneficiaram 12 unidades de saúde e atenderam pacientes de 162 municípios do nosso Estado.

A Universidade de Fortaleza participou ativamente do desenvolvimento do Elmo, um capacete de respiração assistida voltado para o tratamento de pacientes com Covid-19. O novo equipamento, que já está uso em diversas unidades de saúde do Ceará, utiliza um mecanismo de respiração artificial não invasivo, sem a necessidade de o paciente ser intubado. 

Presente desde o início das tratativas, a Unifor atuou em três frentes: projeto das peças do capacete Elmo, testes de validação clínica do protótipo e integração das ações com a empresa Esmaltec, do Grupo Edson Queiroz, que obteve no final de 2020 autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o equipamento em escala industrial. 

A iniciativa é uma parceria da Universidade de Fortaleza com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE), e Governo do Estado do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A falta de respiradores artificiais para os pacientes acometidos pela Covid-19 mobilizou a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, a comprar dez equipamentos e doar para a Secretaria da Saúde do Ceará, que distribuiu os respiradores entre as unidades de atendimento. A ação aconteceu antes de abril, já prevendo o pico de contaminação e internação no Estado. A iniciativa reforçou a estrutura de UTIs hospitalares da rede pública, que, à época, recebiam maior número de pacientes graves.

A Universidade de Fortaleza distribuiu, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, cerca de 3 milhões de máscaras de tecido gratuitamente para a população, no sentido de controlar o avanço da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa fez parte do projeto “Todos com Máscara”, realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, com o auxílio de 1.670 costureiras autônomas, microempreendedoras individuais e proprietárias de microempresas. 

Quatro professoras do curso de Design de Moda da Unifor participaram da concepção e modelagem do produto: Priscila Medeiros, Germana Fontenelle, Fernanda Moriconi e Goretti Cabral. Além disso, as professoras elaboraram vídeo tutorial para as costureiras de como montar as máscaras e prestaram auxílio remoto ao longo de todo o processo produtivo. As máscaras de tecido foram distribuídas à população em terminais de ônibus, bairros com baixo IDH, praças, órgãos públicos e na entrega dos kits alimentícios da merenda escolar da rede municipal.

O orgulho de ter um dos mais competentes quadros de professores só aumentou na Universidade de Fortaleza ao longo da pandemia. A instituição teve a honra de trabalhar com profissionais cujo conhecimento compartilhado na sala de aula era exercido também na linha de frente do combate à Covid-19. Ao longo de 2020, contamos as experiências do médico infectologista Keny Colares e da pediatra Olívia Bessa elaborando protocolos a serem seguidos nos hospitais na Escola de Saúde Pública, assim como da médica pneumologista Daniela Chiesa, da anestesiologista Josenília Gomes e das enfermeiras Rita Mônica Borges Studart e Vládia Teles Moreira, as quais trabalharam para que menos vidas fossem perdidas na pandemia. As atividades da fisioterapeuta Mary Landy Vasconcelos, do cirurgião dentista Lucas Zogheib e da farmacêutica Cristina Moreira, também pertencentes aos quadros de professores da Unifor, orgulharam os alunos e a instituição.

A necessidade de mais profissionais de saúde na linha de frente também motivou a Unifor a empreender esforços na colação de grau antecipada de alunos do último semestre dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Em abril de 2020, um grupo de 82 alunos dos três cursos receberam o diploma de conclusão do ensino superior e puderam contribuir na linha de frente de combate à Covid-19. O modelo adotado para a cerimônia também foi inédito, via drive-thru, seguindo as recomendações de biossegurança do Ministério da Educação. Passados oito meses, o cansaço não dominou esses profissionais recém-formados, que continuam à frente de emergências, UTIs móveis e UPAs pelo Estado do Ceará, como os médicos egressos da Unifor Vivian Mota, Luiz Sucupira e Daniel Cardoso. 

A Universidade de Fortaleza, seguindo rigorosamente as orientações governamentais, suspendeu as atividades acadêmicas presenciais desde março de 2020, transferindo suas atividades letivas para o ambiente online.

De forma pioneira no Brasil, concedeu desconto de 30% para todos os alunos de graduação e pós-graduação, entre os meses de abril e junho 2020; mantendo o desconto no período seguinte, no valor de 20%, de julho 2020 a janeiro 2021, notadamente, durante todo este período a instituição isentou seus alunos das cobranças de multas e juros.

A partir do segundo semestre de 2020, a Unifor adotou um novo ambiente virtual de aprendizagem – AVA Moodle Unifor – sistema utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino no mundo, em mais de 155 países. O AVA complementou as atividades do Unifor Online, permitindo mais interação e dinamismo para as aulas remotas.

Em 2021.1, a Unifor já anunciou que iniciará o semestre letivo em 1º de fevereiro de modo predominantemente virtual, mantendo atividades síncronas e assíncronas a partir do AVA, respeitando o planejamento pedagógico das disciplinas, o protocolo de biossegurança institucional e as determinações governamentais e pronta a adequar suas atividades pedagógicas à medida que avançar o plano de vacinação no estado do Ceará.

Tão logo o Estado do Ceará decretou emergência em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Fortaleza constituiu seu Comitê de Biossegurança, formado por profissionais do NAMI, professores e gestores da Instituição. A primeira medida foi a elaboração do Protocolo de Biossegurança da Unifor, com base no Plano Estadual de Contingência. O documento vem sendo atualizado constantemente, à medida que são publicadas novas determinações das autoridades governamentais. É o Comitê de Biossegurança que emite parecer de uso de todos os espaços da Universidade de Fortaleza. 

De forma emergencial, o Comitê de Biossegurança dimensionou e sinalizou todos os espaços comuns da Universidade: NAMI, salas de aula, laboratórios, biblioteca, banheiros, praças, jardins, academia, teatro, auditórios etc. Também atuou no treinamento virtual de funcionários e professores; bem como desenvolveu diversas campanhas educativas com os alunos, a partir da elaboração de vídeo com cuidados a serem seguidos por todos, esquetes sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual nos laboratórios, campanha de lavagem de mãos em parceria com o NAMI e cartilha virtual. 

A pandemia adaptou também o atendimento do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Apesar de não ser um núcleo emergencial, a instituição atende muitos pacientes com condições crônicas, que teriam a saúde comprometida sem as tele consultas. Para tal foi desenvolvido o sistema de acompanhamento à distância, pelo qual os professores do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza atenderam os pacientes. Todos eles foram contatados, orientados sobre a prevenção ao coronavírus e atendidos. Exames foram enviados previamente por foto para que, com o prontuário em mãos, o profissional tomasse ciência da condição de cada paciente e, nos casos necessários, receitasse medicação.

De março a dezembro de 2020, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz realizou todos os meses a doação de 530 cestas básicas aos alunos, como forma de contribuir para a alimentação de seu núcleo familiar, ao reconhecer que, no auge da pandemia, muitos pais não conseguiram trabalhar ou perderam seus empregos. A merenda sempre foi uma atividade essencial na Escola, um importante complemento, ajudando a recuperar a deficiência alimentar dos alunos. Para muitos, é a principal refeição do dia. 

Os alunos também foram contemplados com a doação de chips com internet, de abril a dezembro de 2020, o que permitiu a continuidade dos estudos de forma remota. A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz é mantida em parceria com a Universidade de Fortaleza e oferece educação de qualidade totalmente gratuita, do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental. Em janeiro de 2021, as aulas foram retomadas no modo híbrido, com turmas reduzidas no modelo presencial, seguindo todas as normas de biossegurança estabelecidas pelo governo, e alguns alunos ainda no modo remoto, por solicitação dos pais. 

Em abril de 2020, no auge da pandemia, o Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza abriu os seus serviços para a comunidade, no sentido de apoiar micro e pequenos empreendedores que foram afetados com o isolamento social. O projeto disponibilizou a expertise dos professores e alunos do curso de Administração da Unifor, nas áreas de finanças, marketing, vendas, logística, produção, entre outras, para ajudar as empresas a se adequarem com rapidez e criatividade ao momento de crise e projetarem cenários futuros mesmo diante das restrições. Os atendimentos ainda estão abertos à comunidade, pelo telefone 3477-3298 ou pelo eges@unifor.br.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) segue disponibilizando atendimentos virtuais durante o período de pandemia, às terças e quintas-feiras, de 17h às 19h, a partir do e-mail naf@unifor.br. No auge da pandemia, o NAF criou conteúdo para postagens nas redes sociais voltados para o desenvolvimento de cartilhas e perguntas e respostas relativas à educação fiscal, principalmente sobre o imposto de renda pessoa física (IRPF). O NAF é oriundo do convênio entre a Universidade de Fortaleza, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), SEFAZ, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC).

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) do curso de Jornalismo da Unifor realizou análise sobre o comportamento de marcas corporativas durante a pandemia de Covid-19, incluindo as perspectivas para o ano de 2021. O estudo, que ponderou interações entre marcas e clientes por meio das redes sociais, objetivou compreender a relação entre as empresas e o novo coronavírus sob a ótica do marketing, observando como estas organizações se comportam durante a pandemia. O NEPCE também realizou estudo sobre as instituições de ensino e a pandemia, baseado em publicações internacionais, incluindo a Harvard Business Review, analisando os efeitos no modelo de ensino aprendizagem.

O Núcleo de Consultoria Empresarial do curso de Administração da Universidade de Fortaleza desenvolveu ao longo de 2020 o Informe Panorama Covid-19 no Ceará. O material, produzido por alunos e professores do curso, é enviado diariamente para um mailing formado por contatos empresariais. O Informe interpreta dados oficiais dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, incluindo gráficos e indicadores de saúde, e produz um texto mais simples e condensado, facilitando o consumo de informações por parte dos empresários.