null Regras para Bolsa de Mérito Acadêmico: tire suas dúvidas

Qua, 13 Janeiro 2021 16:50

Regras para Bolsa de Mérito Acadêmico: tire suas dúvidas

Para concorrer, o aluno precisa ter média do semestre anterior maior ou igual a 9.


Os alunos com Fies estão aptos a concorrer ao desconto.  (Foto: Ares Soares, em registro antes da pandemia)
Os alunos com Fies estão aptos a concorrer ao desconto.  (Foto: Ares Soares, em registro antes da pandemia)

O programa de Bolsa por Mérito Acadêmico está mantido neste semestre 2021.1. O desconto(*) de 25% na mensalidade é concedido a 5% dos melhores alunos de cada curso de graduação, exceto Medicina, sendo calculado com base na quantidade de estudantes com status “cursando” no período 2020.2. 

Para concorrer, o aluno precisa ter média do semestre anterior maior ou igual 9, ter se matriculado em pelo menos 16 créditos nos cursos de modalidade crédito ou matriz regular nos cursos seriados (semestre anterior e vigente), não possuir reprovação no semestre 2020.2 e realizar o pagamento da mensalidade até a data de vencimento padrão. Os alunos com Fies estão aptos a concorrer ao desconto.  

No momento, os dados estão sendo computados. Ao final, a coordenação de cada curso entrará em contato com os alunos selecionados. O desconto é aplicado automaticamente no extrato financeiro do aluno contemplado, a partir da segunda mensalidade. Portanto, não precisa entrar com nenhum requerimento. 

O programa de Bolsa por Mérito Acadêmico começou em 2020.1. Quem já foi contemplado de lá para cá, pode ser contemplado novamente, pois a condição principal é a performance acadêmica. A iniciativa visa justamente reconhecer o desempenho dos alunos neste período de pandemia e incentivar a formação profissional de excelência.

Para quem está entrando agora o conselho é se dedicar bastante aos estudos, pois além de adquirir novos conhecimentos, o aluno ainda pode ser contemplado com o desconto(*) de 25% no semestre seguinte”, aconselha o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza.  

CLIQUE AQUI E BAIXE AS ORIENTAÇÕES. 

(*) Será aplicado o desconto para quem estiver nas condições pré estabelecidas, a partir da segunda mensalidade, para alunos que estiverem regularmente matriculados. Não possui caráter cumulativo com outros descontos e benefícios, exceto: desconto por antecipação, Fies, bolsas de monitorias e pesquisas.

FAQ: Dúvidas sobre a bolsa de mérito acadêmico 2021.1

O desconto é concedido a 5% dos melhores alunos de cada curso, exceto Medicina, sendo calculado com base na quantidade de alunos com status “cursando” no período 2020.2 do curso. 

Para concorrer o aluno deve: 

- Ter média do semestre anterior maior ou igual a 9

- Se matricular na matriz regular do curso

- Não possuir reprovação no semestre 2020.2

- Realizar o pagamento da mensalidade até a data de vencimento padrão 

Sim, todos os alunos com FIES podem aliar o financiamento ao desconto.

Não, o aluno que possui esse benefício não pode ter o Parcelamento Exclusivo da Unifor aliado ao desconto.

A coordenação de cada curso entra em contato com os alunos selecionados.

Não há necessidade de dar entrada em requerimento. O desconto é aplicado automaticamente no extrato financeiro do aluno, a partir da segunda mensalidade.

Pode sim. Atendendo às condições estabelecidas no semestre vigente, ele pode ser selecionado por mais de uma vez.

É considerada a média do semestre anterior à aplicação do benefício.

Sim, lembrando que cada semestre existe a verificação de cada performance acadêmica. 

Para quem está entrando agora o conselho é se dedicar bastante aos estudos, pois além de adquirir novos conhecimentos o aluno ainda pode ser contemplado com o desconto de 25% no semestre seguinte.