null Doe de Coração 2020: participe da live sobre qualidade de vida e reinserção do transplantado

Evento virtual será no dia 15 de setembro, às 19h, e terá participação do médico Edson Arakaki, que vai contar sua experiência de vida como transplantado renal.

Edson Arakaki foi medalhista nas Olimpíadas de Transplantados da Suécia em 2011 e da África do Sul em 2013. Em 2001, recebeu um rim doado pela sua irmã. (Foto: arquivo pessoal)

Dando continuidade às ações virtuais da campanha Doe de Coração 2020, a Fundação Edson Queiroz realiza nesta terça-feira, 15 de setembro, live com o tema “A qualidade de vida e a reinserção do transplantado”, a partir de 19h. O médico gastroenterologista Edson Arakaki, que é transplantado renal e presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), e Luciane de Lima, advogada da ABTx, serão os participantes da conversa virtual. A transmissão ocorrerá pela TV Unifor (canal 181 da NET), pelo Facebook e pelo YouTube.

De acordo com Arakaki, o programa de transplante de órgãos no Brasil é tido como referência mundial no que diz respeito a programas de saúde. Contudo, é importante aumentar a conscientização das pessoas (sejam elas profissionais de saúde ou população em geral) sobre a doação de órgãos e tecidos, visto que todas podem se tornar doadoras em potencial.

A ABTx é uma entidade que nasceu em 2017. No início, seu objetivo principal era promover a atividade física como forma de reintegrar a pessoa transplantada no convívio social e laboral. Aos poucos, no entanto, a Associação foi assumindo o papel de lutar pelos direitos dos transplantados de maneira mais ampla, discutindo assuntos como falta de medicamentos, melhorias nas políticas públicas que envolvem a saúde e cotas de trabalho para a pessoa transplantada, entre outros temas.

Para o médico convidado, são atividades como a campanha Doe de Coração que ajudam a diminuir a fila de transplantes. “Apenas trabalhos educativos continuados é que surtem efeito. Por isso que o Ceará é hoje um dos centros de referência para transplante de órgãos. Não tenho dúvidas que o trabalho da Fundação Edson Queiroz tem uma parcela importante neste alto nível de excelência que o Ceará atingiu na área de transplante, que é um procedimento de alta complexidade, e que para ser bem-sucedido necessita de profissionais qualificados e altamente capacitados”, destaca Arakaki.

Campanha Doe de Coração 2020

A campanha Doe de Coração está na 18ª edição. Além de promover lives nas terças-feiras de setembro, o movimento vai distribuir ao longo do mês 5 mil blusas e máscaras entre alunos e professores da Universidade de Fortaleza, funcionários do grupo Edson Queiroz, profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados parceiros.

As atividades educativas presenciais tiveram início no dia 12 de setembro, no shopping Iguatemi, com a instalação de um “selfpoint” (espaço “instagramável” para fotos) e a disponibilização de informações sobre como ser doador de órgãos, de 16h às 21h. Os visitantes que postam fotos nas redes sociais com a marca da campanha, destacando três amigos, concorrem a blusas e máscaras. A ação acontece no Iguatemi até 20 de setembro. Em seguida, será realizada no shopping Rio Mar Fortaleza, entre 21 e 31 deste mês.

Também foi instalada uma estrutura de “selfpoint” no hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), com reforço na disponibilização de informações e sensibilização de famílias sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas. A ação no IJF será realizada até 18 de setembro e depois segue para o Hospital Infantil Albert Sabin, com atividades entre os dias 21 e 30 deste mês.

Campanha Doe de Coração 2020
Live “A qualidade de vida e a reinserção do transplantado”
Data: 15/09/20
Horário: 19h às 20h