null Aluna da Unifor é selecionada para intercâmbio na África do Sul pela Febraban

Sex, 14 Fevereiro 2020 15:45

Aluna da Unifor é selecionada para intercâmbio na África do Sul pela Febraban

A estudante de Psicologia da Unifor Yvna Leorne passou um mês na Cidade do Cabo em contato com a cultura do país

Yvna Leorne é estudante do sétimo semestre do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e agora coleciona experiências ricas vivenciadas na África do Sul. Isso porque foi contemplada com o concurso cultural Quem Sonha Poupa, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no qual foi a vencedora da região Nordeste entre diversos candidatos.

Durante um mês, a estudante pôde participar de um curso de inglês intensivo na Cidade do Cabo, conhecido pela diversidade cultural e pela história. “Lá eu tinha aulas regulares e intensivas de inglês em uma escola muito boa, aprendi realmente muita coisa, lá e durante o dia a dia mesmo, até porque morei com quatro intercambistas da França e Argentina. Eu melhorei muito a minha fluência”, destaca Yvna.

Concurso e novas experiências

No primeiro semestre do ano de 2019 aconteceu a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), da Febraban, na qual foi lançado um concurso para jovens entre 18 e 24 anos. A ação premiou os vencedores, um para cada região do país, com a oportunidade de fazer uma curso de língua inglesa, em um país de sua preferência, com os custos bancados pela instituição promotora.

Durante a primeira fase do processo seletivo, os candidatos realizaram uma prova online sobre educação financeira e investimos. Os 10 participantes com as maiores pontuações de cada região passaram para a segunda fase do concurso e foram desafiados a produzir um vídeo criativo de apresentação e planos para o futuro.

No resultado final das etapas, Yvna teve a melhor colocação na região Nordeste e escolheu usufruir do prêmio em um local onde pudesse obter crescimento acadêmico junto a um enriquecimento cultural. Ela conta a experiência. “Quando eu vi a divulgação da Unifor sobre esse projeto, eu fiquei muito encantada e logo fui atrás de participar. Quando eu venci fiquei em êxtase, e escolhi a África do Sul porque é um país muito diferente, com uma cultura muito rica”, declara.

Ainda segunda ela, a oportunidade também serviu para conhecer as principais atrações da Cidade do Cabo. “Eu tive inúmeras experiências incríveis em um mês, conheci pessoas de vários locais no mundo. Além disso, visitei o Safari, pulei de bungee jumping, vi os elefantes, foi realmente marcante. Todas essas trocas de experiências me fizeram olhar o mundo de outra forma”, finaliza a estudante.