null Educadores do Ceará reconhecem o Espaço Cultural Unifor como diferencial na formação de alunos de ensino médio

Sex, 27 Novembro 2020 11:16

Educadores do Ceará reconhecem o Espaço Cultural Unifor como diferencial na formação de alunos de ensino médio

Conheça mais sobre o equipamento da Fundação Edson Queiroz, que fica na Universidade de Fortaleza e dispõe de projetos voltadas à arte-educação de estudantes de escolas públicas e privadas


Exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”. (Foto: Ares Soares)
Exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”. (Foto: Ares Soares)

Vamos imaginar a seguinte situação: assistir a uma aula sobre a história do Brasil num espaço confortável, já demarcado com as exigências de biossegurança em tempos de Covid-19, em meio às obras de arte mais representativas do País. Sim, é possível, fácil e sem custo. Em Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, disponibiliza há 20 anos toda a infraestrutura necessária para educadores do Estado realizarem experiências com os seus estudantes exatamente nesta situação. Quem já vivenciou, aprovou, principalmente educadores de escolas públicas e privadas. A novidade é que agora essa aula também pode ser virtual.

A educadora Eliana Estrela, secretária de Educação do Estado, reconhece que o contato com a arte facilitado pelo Espaço Cultural Unifor permite ao ser humano o desenvolvimento de novas percepções a respeito da vida. “O Espaço Cultural Unifor reúne obras de valor inestimável para a sociedade cearense, brasileira e mundial, contendo um acervo riquíssimo. Ficamos felizes e honrados em poder contar com este equipamento, sempre aberto a receber nossos alunos de escolas da rede pública estadual. Ali, os jovens encontram uma oportunidade significativa para desenvolver a subjetividade, a própria identidade, a criatividade, a inteligência, a cidadania e o protagonismo estudantil”, ressalta. 

Inaugurado em 1988, o Espaço Cultural Unifor foi expandido em 2004, passando a abrigar o Projeto Arte-Educação, que propõe fomentar interesse nas artes visuais a partir de ações dirigidas para crianças, jovens e adultos. “Esse projeto tem como premissa favorecer ações que propiciem o acesso à arte e à cultura e a participação dos cidadãos, assim como o fomento do conhecimento e da formação cultural e social, tendo como público-alvo estudantes da rede pública e privada do estado do Ceará”, destaca a professora Adriana Helena, gestora do equipamento.

Segundo ela, as ações educativas que são realizadas pelo projeto - como visitas guiadas por mediadores às exposições, espaço de oficinas educativas, contação de histórias em meio às obras de arte e bate-papo com curadores e artistas - promovem “a formação do capital cultural e transformações significativas na percepção de mundo, o que é fundamental para desenvolver a capacidade intelectual e formar cidadãos críticos”.

Despertar artístico

Com um acervo de aproximadamente 900 obras da Fundação Edson Queiroz, o Espaço Cultural Unifor proporciona ambiente fértil aos professores de ensino fundamental de todo o Estado na construção de aulas sensíveis e atrativas. Tal atributo desperta o interesse de diversas escolas, tanto públicas quanto privadas, na oportunidade de promover experiências marcantes e lecionar conteúdos em metodologia singular a seus alunos.

Para Doris Benjamin, supervisora do Departamento de Ensino e Aprendizagem do Colégio Antares, o Espaço Cultural Unifor é mais do que um ponto de referência turística em Fortaleza: “[Ele] tem desempenhado um papel primordial no desenvolvimento da consciência artística de crianças e adolescentes, por meio de atividades guiadas para escolas de todas as áreas da nossa cidade.”

Doris afirma que o local tem garantido um acesso democrático à arte e promovido a ampliação do conhecimento em todas as camadas sociais, gerando uma renovação contínua dos conceitos culturais da população. “Além disso, o excelente trabalho de curadoria e preparação da equipe de monitores que acompanham as visitas transformam estes momentos em aulas lúdicas e enriquecedoras, pois os alunos sentem-se acolhidos e motivados a explorar tudo o que o Espaço tem a oferecer”, ela acrescenta.

Adalberto Costa, professor da Escola Estadual de Educação Profissional Juarez Távora e pedagogo com licenciatura em Arte e Educação, conta que seus alunos de ensino médio ficam felizes quando sabem que a aula de campo será no Espaço Cultural Unifor. Para ele, essa reação é a construção de uma percepção do estudante no cotidiano da cidade.

“Eu tenho muita satisfação quando consigo um ônibus para levar os alunos porque o retorno é maravilhoso quando a gente faz uma aula de campo, uma aula além dos muros das escolas. Eu acho que tudo isso favorece para o ensino e aprendizagem. E a Unifor é maravilhosa: o campus, toda a flora e a fauna, e esse espaço não tinha como ser diferente. É uma coisa muito bem cuidada e especial”, ressalta o professor.

Descobertas que transformam

Um dos equipamentos de arte pioneiros no Ceará, o Espaço Cultural Unifor carrega consigo a responsabilidade de apresentar expressivamente referências de construção e divulgação das artes visuais brasileiras, bem como promover talentos locais e incentivar uma nova geração de artistas. O acervo da Fundação Edson Queiroz, que está frequentemente à mostra no Espaço e nos corredores da Reitoria da Universidade de Fortaleza, é um dos exemplos mais claros dessa proposta.

Trata-se de uma coleção que abrange cinco séculos de história brasileira, sendo utilizada para pesquisas sobre a trajetória cultural do país. Seu destaque atinge não somente a esfera local e nacional, mas também a internacional, por meio dos empréstimos de obras para museus brasileiros e estrangeiros, bem como palestras com curadores, publicação de catálogos e conversas com artistas promovidas durante a programação das exposições.

Diretora de Ensino do Colégio Master, a professora Silvina Moreno afirma que a arte “proporciona novas formas de ver e de sentir o mundo, de se comunicar, de se expressar. É também pela arte que se amplia o repertório cultural e histórico, se estimula a sensibilidade e o desenvolvimento do senso estético”. Para ela, o Espaço Cultural Unifor cumpre bem essa vertente de ampliação de repertório, pois facilita o acesso às artes plásticas em suas expressões diversas.

“Nossa escola registra sua participação a cada nova exposição [...] Assim, nossos alunos têm contato com grandes artistas plásticos, muitas vezes não conhecidos para eles”, conta Silvina. “Ao se deparar com uma obra, parar e observar registros de diferentes tempos históricos e culturais, lançam seus olhares e interpretações, atribuindo novos significados. E olhar por novas perspectivas nos torna mais plurais, mais abertos a reconhecer e valorizar a diversidade”.

Opinião similar é compartilhada por Pedro Boaventura, docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Cinema e Audiovisual da Unifor. Para ele, a obra de arte porta signos e mensagens específicas que podem ser interpretadas pelo público e trazem um ensinamento de impacto pessoal e subjetivo. Por isso, ele enfatiza a importância de treinar o olhar dos estudantes, pois assim podem enxergar além das aparências e considerar valores simbólicos e instrumentais.

“A educação permite ampliar o pequeno horizonte pessoal de cada um, potencializar sua atuação no mundo. Como a obra de arte é capaz de abrir nossa cabeça para outras perspectivas e descobertas do mundo, às vezes mais do que um trabalho científico, do que uma notícia de jornal, seu valor para a educação é enorme”, comenta Boaventura. O professor completa explicando que “além da via acadêmica, epistemológica, existe essa via artística - que não é científica, não pode ser codificada, mas tem um potencial incrível, pois às vezes pode transformar pessoas muito mais do que o texto científico”.

Arte que não para

Mesmo durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, com a possibilidade de visita presencial interrompida pelo lockdown, a equipe do Espaço Cultural Unifor se empenhou em apresentar formatos alternativos às atividades de arte-educação, encontrando no meio virtual uma forma de manter ativo seu propósito.

“Foram realizadas diversas atividades virtuais, como oficinas, visitas mediadas e divulgação de informações sobre artistas e suas obras, além gravação e exibição de episódios do projeto ‘Tarde com Arte’, do Grupo Mirante de Teatro Unifor, que promove contação de histórias dentro das exposições, bem como o passeio panorâmico pelas mostras e a abertura virtual da exposição ‘Stênio Burgos – Realtopia’”, pontua Adriana Helena.

Atualmente, a visitação presencial já está novamente disponível, com o local funcionando mediante normas de biossegurança, como também de forma virtual.

Serviço

Espaço Cultural Unifor
Exposições em cartaz: “Realtopia – Stênio Burgos” e “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h
Mais informações e agendamentos de visitas de grupos: (85) 3477.3319