null Orgulho Unifor: Daniel Nogueira ganha destaque na música enquanto investe na formação em engenharia civil

Qua, 7 Abril 2021 10:39

Orgulho Unifor: Daniel Nogueira ganha destaque na música enquanto investe na formação em engenharia civil

“Música é esperança”, destaca Daniel, que compôs Rosa dos Ventos no início da pandemia de Covid-19. A música está nas plataformas de streaming e em emissoras de rádio


“Escrevi a música exatamente no começo da pandemia, em um verdadeiro turbilhão de emoções”, conta Daniel, que tem como produtor Rick Bonadio, ganhador de quatro prêmios Grammy Latinos
“Escrevi a música exatamente no começo da pandemia, em um verdadeiro turbilhão de emoções”, conta Daniel, que tem como produtor Rick Bonadio, ganhador de quatro prêmios Grammy Latinos

Estudante de Engenharia Civil e graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Daniel Nogueira sempre teve a música como “uma grande paixão”. O foco e a persistência fizeram o hobbie se tornar uma carreira paralela que já rende bons resultados em 2021. A primeira música de trabalho, Rosa dos Ventos, está tocando em rádios e disponível em serviços de streaming. A letra lembra a importância de viver o agora e de encontrar o melhor caminho a seguir. 

“O mercado digital da música foi um dos pouquíssimos em que houve crescimento, em torno de 20% (durante a pandemia). Acredito que seria impossível fazer essa travessia do coronavírus, sem a leveza da música! A música é "esperança" e tem tido um papel essencial”, avalia o músico que deve gravar o primeiro clipe em breve.

De acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), o mercado fonográfico do Brasil teve em 2020 o maior crescimento desde 1996. Puxada pelo streaming, a renda com músicas gravadas no país subiu 24,5%. A alta mundial foi de 7,4% e a latinoamericana, de 15,9%. 

Inspiração

A rosa dos ventos remonta ao século XIV e é bastante utilizada até hoje nos sistemas de navegação. O instrumento que está vinculado ao sentido de orientação foi a metáfora para a letra da música composta por Daniel no início da pandemia. Graças à persistência de Daniel, há dois meses o norte da carreira conta com a ajuda de um profissional de renome internacional. O artista tem como produtor Rick Bonadio, que já trabalhou com bandas como Mamonas Assassinas, Ira! e Charlie Brown Jr e ganhou quatro prêmios Grammy Latinos. As tentativas de contato com o produtor tiveram início ainda em 2018. Em fevereiro de 2021, Daniel ouviu o esperado sim da gravadora Midas Music.

“Escrevi a música exatamente no começo da pandemia, em um verdadeiro turbilhão de emoções”, conta Daniel. À época o pai do cantor já estava muito doente (faleceu no segundo semestre de 2020), havia  as incertezas da pandemia e o artista tinha acabado de voltar da lua de mel, mas foi após esse período difícil que o artista conseguiu iniciar o trabalho com a atual gravadora e investir fortemente no sonho.


 

“O Rick Bonadio é um profissional que já ganhou quatro prêmios internacionais do Grammy latino da música. Tem bastante experiência e visão. Poder estar fazendo parte dessa equipe está sendo muito gratificante e engrandecedor. Na gravadora só tem gente talentosa e comprometida, tenho aprendido bastante nessa caminhada!”, conta o artista que classifica o próprio trabalho como nova MPB, com influências do pop, reggae e soul music.

Nascido em Manaus (AM) há 38 anos, Daniel foi criado em Fortaleza e agora vê seu trabalho ganhar novos rumos.  A música Rosa dos Ventos é a aposta. O aprendizado adquirido como administrador tem sido fundamental para tornar a nova carreira uma realidade, conta Daniel Nogueira. No sétimo semestre de engenharia civil, também trabalha com o irmão em uma construtora. “Na verdade, uso a administração para administrar meus negócios e minha vida. Separo os setores, organizo minhas tarefas e faço meus planejamentos... tudo isso é administração!”, ressalta.