null Por que formar líderes que transformam vai muito além do mercado profissional?

Qui, 1 Abril 2021 16:46

Por que formar líderes que transformam vai muito além do mercado profissional?

Docentes da Pós-Unifor comentam como uma liderança de excelência faz diferença não só no campo profissional, mas também na vida pessoal e na sociedade


De acordo com Elisberg Bessa, professor da área jurídica, o indivíduo que deseja ser líder precisa estar disposto a estudar sobre liderança e a vivenciá-la, independente da posição que ocupa. (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com Elisberg Bessa, professor da área jurídica, o indivíduo que deseja ser líder precisa estar disposto a estudar sobre liderança e a vivenciá-la, independente da posição que ocupa. (Foto: Arquivo pessoal)

Seja na política, na economia, no cultural ou no social, os líderes estão entre nós desde os primórdios da civilização. Há quem diga que a liderança é um dom, que algumas pessoas já nascem com essa aptidão. Outros afirmam que essa habilidade não é inata ao ser humano. A verdade é que, enquanto algumas habilidades relacionadas à liderança podem vir de maneira mais natural para uns, a capacidade de liderar é conquistada com os relacionamentos ao longo da vida.

A liderança vai muito além de um alto cargo em uma hierarquia empresarial. Ela engloba todas as áreas e todas as profissões. Para Elisberg Bessa, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, o líder é “aquela pessoa que tenha referência para um grupo de outras pessoas. Esta referência é conquistada pelo exemplo, e pelo conhecimento da equipe, sabendo extrair as potencialidades de cada um [dos membros]”, pontua o professor.

O líder é como uma grande fonte de conhecimento para os membros da sua equipe, além de ser o responsável pela propagação da cultura da organização em seu domínio. Ele tem a capacidade de influenciar mudanças positivas, e deve funcionar como um espelho para todos os que o rodeiam. “O líder muito mais inspira as pessoas a fazerem igual ao que ele faz, do que faz as pessoas obedecerem ao que ele manda”, pontua Mariana Mota, coordenadora da Escola de Comunicação e Gestão da Pós-Unifor.



Para a docente Mariana Mota, o líder, mais do que um “chefe”,
deve servir de inspiração para os demais. (Foto: Ares Soares)

Ao longo dos séculos, o mundo testemunhou o surgimento de líderes que provocaram transformações na sociedade nos mais diversos aspectos, e se tornaram símbolos de movimentos sociais ao redor do globo. A pandemia intensificou o aparecimento de pessoas em cargos de liderança, e deu ainda mais espaço para aquelas que já se encontravam nesses cargos pudessem exercê-los com ainda mais eficiência.

O momento atual, combinado à oscilação da economia e a presença cada vez mais forte da tecnologia, exige dos profissionais modernos características de liderança. Esses profissionais são bombardeados com situações nas quais necessitam de uma mentalidade que os ajudem a tomar decisões de uma forma rápida e objetiva. São nesses cenários que a importância de formar líderes fica ainda mais em evidência.

Para o professor Elisberg, a capacidade de liderar é indispensável. “As demandas são inúmeras, urgentes, e uma pessoa para organizar, para administrar, para otimizar os recursos de sua equipe, é fundamental, porque senão a equipe se perde”, explica. Segundo ele, qualquer pessoa pode se tornar um líder; porém, o indivíduo precisa estar disposto a estudar sobre liderança e a vivenciá-la, seja como liderado ou como líder.

Vale ressaltar que, embora se saiba que a capacidade de liderar é importante para o local de trabalho, ela ultrapassa o ambiente profissional e se estabelece na vida pessoal. Muitas das características que um líder demonstra em sua ocupação também são fundamentais para o aspecto social. Um indivíduo pode exercer a liderança em outros espaços que não sejam o seu trabalho, como em sua família e em seu grupo de amigos. Pois, afinal, o que é um líder se não um espelho para sua própria vida?

Saiba mais sobre a Pós-Unifor

Dividida em quatro escolas (Tecnologia, Comunicação e Gestão, Saúde e Direito), e com a filosofia “Líderes que transformam”, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza tem o propósito de impactar positivamente a sociedade por meio da proposição de soluções para problemas reais. Nela, o aluno assimila que a liderança transformadora não está muitas vezes em grandes projetos, mas também no seu dia a dia, quando gestos e ações mais simples, propagados, ganham força e inspiram pessoas. 

A orientação dos projetos acadêmicos na Pós-Unifor estimula o aluno a se descobrir e se reconhecer como líder, qualificar-se tecnicamente e partilhar este conhecimento ao desenvolver projetos concretos para a sociedade. Os alunos comprometem-se com valores coletivos, para além de seus interesses e necessidades individuais. Realizam, assim, efetiva transformação positiva em si e no outro, cooperando e fomentando o empoderamento humano e, de fato, liderando para transformar. Em 2019, esse modelo de formação foi reconhecido por sua excelência pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Você pode conhecer sobre os mais de 90 cursos ofertados pela Pós-Unifor clicando aqui.