null Seminário “Inteligência Artificial, Cibernética, Direito e Guerra” reúne pesquisadores da área jurídica no próximo dia 29

Seminário “Inteligência Artificial, Cibernética, Direito e Guerra” reúne pesquisadores da área jurídica no próximo dia 29

Evento resulta de projeto acadêmico da Universidade de Fortaleza e traz pesquisadores de diferentes instituições para debate


Evento contará com três painéis ao longo do dia e emitirá certificados de participação (Foto: Getty Images)
Evento contará com três painéis ao longo do dia e emitirá certificados de participação (Foto: Getty Images)

Nos últimos anos, entrou em pauta comum o papel das tecnologias em dinâmicas sócio-políticas universais, tendo em vista os efeitos que sua massificação têm causado no desenrolar recente de conflitos entre países, despertando um instigante “sinal de alerta” no mundo. Por essa razão, e no intuito de fortalecer debates sobre o tema e sua relação com o setor judicial, o Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá o seminário “Inteligência Artificial, Cibernética, Direito e Guerra” no próximo dia 29 de outubro, das 8h às 15h30min. 

O evento acontecerá online, sendo transmitido pela TV Unifor (Youtube e canal 181 da NET), e é voltado tanto aos alunos da Universidade quanto ao público externo. Para participar, não é necessária a inscrição prévia. Haverá certificação de acordo com confirmação de presença em link fornecido no chat da transmissão.

A iniciativa é realizada como fruto do projeto acadêmico “A Responsabilidade Jurídica do Estado Decorrente da Utilização de Armas Autônomas Controladas por Inteligência Artificial”. Esse, por sua vez, consiste em um trabalho desenvolvido por docentes, alunos de pós-graduação e de graduação em Direito da Universidade de Fortaleza, que reuniram-se no último ano em grupo de pesquisa voltado para a temática.

“O seminário será um momento de culminância dos trabalhos do grupo e trará professores e alunos pesquisadores de outras instituições para debater temáticas relacionadas ao uso da inteligência artificial e da cibernética nos contextos de conflitos armados e as repercussões judiciais dessa situação que, muito embora pareça um conto futurista, já é uma realidade”, destaca Rômulo Leitão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza. 

Também responsável pelo grupo de pesquisa que promove o encontro, Rômulo explica que o papel proeminente da tecnologia na sociedade atual leva os pesquisadores da área constitucional a se anteciparem para situações futuras que envolvam seu regimento. “Assim, todos esses temas relativos à inteligência artificial e a conflitos armados, que se mostram tão atuais, exigem que o profissional do Direito tenha domínio dessas linguagens e ferramentas para inclusive poder intervir nesse contexto e refletir sobre esses limites, já que o Direito vai ser chamado a regulamentar essas situações e a resolver conflitos”. 

A programação do seminário, que se estenderá ao longo do dia, divide-se em três painéis, abordando os seguintes subtemas: “A Geopolítica das novas tecnologias e o cenário da segurança internacional”; “Guerras no século XXI: uma perspectiva a partir das fronteiras sul-americanas”; e “A ameaça cibernética no futuro do conflitos”. É possível obter detalhes sobre os participantes convidados e a programação clicando aqui

Por fim, como chamada, o coordenador traz atenção para a importância da participação de pesquisadores da área legal nas discussões: “O aluno do Direito precisa ter essa visão interdisciplinar, estudando matérias outras, exatamente por se tratar de uma ciência social aplicada, que está inevitavelmente relacionada aos contextos sobre os quais vamos debater no seminário”, finaliza Rômulo.

Serviço

Seminário “Inteligência Artificial, Cibernética, Direito e Guerra”
Data: 29 de outubro de 2021
Horário: 8h às 15h30min
Evento online e gratuito
Mais detalhes clicando aqui
Transmissão:  TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)

Programação:

1º Painel: A Geopolítica das novas tecnologias e o cenário da segurança internacional

  • Horário: 8h às 9h30min
  • Palestrante: Danielle Jacon Ayres Pinto
  • Debatedor: Ana Cecília Bezerra de Aguiar
  • Coordenador de mesa: Rômulo Leitão

2º Painel: Guerras no século XXI: uma perspectiva a partir das fronteiras sul-americanas

  • Horário: 10h30 às 12h
  • Palestrante: Tássio Franchi
  • Debatedor: Jéssica Maria Grassi
  • Coordenador de mesa: Marcelo Roseno de Oliveira

3º Painel: A ameaça cibernética no futuro do conflitos

  • Horário: 14h às 15h30min
  • Palestrante: João Marinonio Enke Carneiro
  • Debatedor: Breno Pauli Medeiros
  • Coordenador de mesa: Rafael Gonçalves Mota