null Universidade de Fortaleza forma profissionais para atuar em cenários de constante transformação

Qui, 15 Abril 2021 12:34

Universidade de Fortaleza forma profissionais para atuar em cenários de constante transformação

A adoção de novas matrizes curriculares vem sendo realizada considerando as complexidades que os graduandos irão enfrentar no cotidiano 


As mudanças representam a inclusão de experiências de aprendizagem significativas que ganham forma e conteúdos múltiplos, mais conectados com as demandas atuais (Foto: Getty Images)
As mudanças representam a inclusão de experiências de aprendizagem significativas que ganham forma e conteúdos múltiplos, mais conectados com as demandas atuais (Foto: Getty Images)

Um desafio recorrente de todo profissional é conseguir agregar inovação à própria carreira. Você se sente preparado para enfrentar um mercado de trabalho que requer mudanças e adaptações diariamente? Como enxergar as complexidades diárias da sua profissão e dar conta de respostas diferenciadas? A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, tem acompanhado essas demandas de perto e realizado mudanças nas matrizes curriculares dos cursos de graduação para oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para ser um profissional bem capacitado para esses cenários.

A implantação das novas matrizes curriculares, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada curso preconizadas pelo Ministério da Educação, representa a inclusão de experiências de aprendizagem significativas que ganham forma e conteúdos múltiplos, mais maleáveis e conectados com as demandas atuais.


 

O vice-reitor de graduação, professor Henrique Sá, explica que o processo de mudança curricular já está em curso na Unifor há pelo menos quatro anos e já contemplou com modificações cerca de 70% das matrizes curriculares. “A lógica é a de uma formação multidimensional voltada à resolução de problemas complexos, próprios do século XXI, levando em conta habilidades, competências e valores diretamente associados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, enfatiza. 

Novas experiências

A assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza, professora Maria Cristina Germano Maia, ressalta que o currículo corresponde a todas as oportunidades de aprendizagem planejadas e ofertadas pela Universidade de Fortaleza aos estudantes e as experiências que eles encontram quando este é implantado. “O desenho do currículo está inerentemente articulado ao seu propósito, qual seja o de formação integral do seu egresso, entregando à sociedade não somente um profissional de excelência técnico-científica, mas, um cidadão consciente e engajado como agente transformador da realidade que o cerca”, ressalta a professora que atua na Área de Desenvolvimento e Avaliação Curricular.

Para Maria Cristina, as ações de desenvolvimento curricular são importantes porque permitem a integração de inovações nas metodologias e práticas de ensino-aprendizagem; auxiliam a incorporação de mudanças advindas das demandas de mercado e de tendências vislumbradas de futuros e reconhecem o surgimento de novas áreas de estudo. Outras mudanças positivas nesse processo de atualização são a incorporação de pesquisa e extensão no percurso formativo, levando em conta o desenvolvimento tecnológico, auxiliando a construção de parcerias dentro do curso, com outros cursos e com setores da sociedade e garantindo experiências de alta qualidade educacional para os estudantes.


 

Em um mundo em constante transformação, a Universidade de Fortaleza demonstra que vem se aliando às inovações e lança o foco sobre o estudante a partir do caminho de aprendizagem a ser percorrido: a matriz curricular. “A inovação nos currículos da instituição é considerada sempre que inserimos alguma novidade exitosa em processos ou no produto/serviço acadêmico, com vistas à efetiva melhoria da aprendizagem e ao sucesso estudantil”, explica a professora. 

Principais respostas sobre as mudanças nas matrizes curriculares

1 Por que é necessário fazer a atualização das matrizes curriculares?       

A atualização curricular é necessária para acompanhar o próprio desenvolvimento das áreas de saber, em constante evolução, bem como a dinâmica da sociedade em sua demanda por profissionais com competências para atuar em ambientes e/ou situações cada vez mais diversos e complexos.

2 O que é levado em conta para a realização desse processo?                   

O preparo para atuação no mercado de trabalho diz respeito não só à assimilação de conteúdos, mas também à oportunidade dada aos alunos de engajarem-se em experiências práticas e desafios operacionais do mundo real, por meio de metodologias ativas e significativas de aprendizagem, para o desenvolvimento de capacidade para resolver problemas, tomar decisões, argumentar, trabalhar em equipe, liderar pessoas e empreender, apresentando habilidades de comunicação, colaboração, criticidade e criatividade, aspectos que são hoje levados em consideração por empregadores e que conferem ao egresso da Universidade de Fortaleza uma completa formação profissional técnico-científica e cidadã.

3 Como é o processo de proposição e adoção de uma nova matriz curricular? 

Na Universidade de Fortaleza, a área de Gestão de Desenvolvimento e Avaliação Curricular da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação (VREGRAD) é a responsável por assessorar os Centros de Ciências nos processos de criação de novos cursos de graduação e/ou na atualização de matrizes curriculares de cursos já implantados e no acompanhamento do respectivo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), por meio de capacitação, instrumentalização, revisão pedagógica de projetos de ensino, normatização e informação de diretrizes que reflitam os princípios norteadores da política de ensino da instituição.

4 Que parâmetros são utilizados para a realização dessas mudanças? Quem as aprova?

 A atualização das matrizes curriculares respeita a regulação do Ministério da Educação, mas, ao mesmo tempo, utiliza-se da prerrogativa de autonomia universitária para propor inovações advindas das necessidades atuais e das perspectivas de futuros do mercado, em um processo constante de auto avaliação de seus produtos acadêmicos. Uma vez que a nova matriz curricular seja estruturada, esta é submetida para aprovação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição e é então implantada.

5 Isso pode afetar o tempo de conclusão do meu curso de graduação?

Uma nova matriz curricular quando proposta pode ser implementada com ou sem um “plano de migração” de alunos de fluxogramas (matrizes) anteriores. Assim, a depender do planejamento para o lançamento da nova matriz de curso, essa pode ser destinada apenas aos novos ingressantes e, dessa forma, os alunos dos fluxogramas antigos não são afetados quanto ao tempo de conclusão da graduação e continuam em seus itinerários formativos originais. Caso seja previsto, por exemplo, um plano de migração até o 4º semestre, significa que aos alunos de 1º a 4º semestres do fluxograma anterior será oferecida a oportunidade de mudar para a nova matriz e, portanto, passarão a obedecer ao tempo previsto de integralização desta, enquanto que os alunos de 5º semestre em diante continuarão na matriz antiga, por já estarem mais próximos de finalizar a graduação, sempre na perspectiva do que for mais benéfico ao aluno.


 

6 Estou cursando o 1º semestre agora. Vamos ter de fazer as  disciplinas do 1º semestre do novo currículo ou já vamos para o 2º?  Se já estou no 6º semestre do meu curso, preciso fazer ajustes nas disciplinas que vou cursar por causa da nova matriz curricular?

Como explicado anteriormente, se a nova matriz curricular de seu curso estiver prevista apenas para novos ingressantes de 2021.2, você que já irá para o 2º semestre ou seguintes, continuará cursando a mesma matriz original ainda ofertada.

7 No período de matrícula ainda vão aparecer as disciplinas antigas para escolhermos cursar?

Disciplinas das matrizes curriculares antigas deverão aparecer na oferta de matrícula para os alunos daqueles fluxogramas. Com o passar dos semestres e a consequente implantação de cada novo semestre da matriz nova, as disciplinas da matriz antiga vão deixando de ser ofertadas à medida que reduz a demanda de alunos daquela matriz. Também pode ocorrer a oferta de uma disciplina da nova matriz que seja equivalente à antiga e os alunos das matrizes antigas são direcionados para matricularem-se nas equivalentes, sem prejuízos.

8 Posso obter informações mais específicas sobre o meu curso remotamente?

Você pode entrar em contato por mensagem pelo Whastapp das Coordenações de cursos no número (85) 9246-6625 e sua mensagem será direcionada à sua coordenação que poderá tirar todas as suas dúvidas a respeito das novas mudanças curriculares.

9 As novas mudanças curriculares só valem para o pessoal que entrar a partir de 2021.2?

É importante informar-se junto à coordenação de curso qual foi o planejamento da nova matriz curricular. A maioria das novas matrizes foi desenhada para iniciar com a oferta apenas do 1º semestre, em 2021.2, ou seja, só para os novos ingressantes. No entanto, há matrizes novas que já previram a oferta de dois ou mais semestres. Com essa informação, é possível ao aluno saber se é mais benéfico, neste momento em que se encontra da sua formação, migrar para a nova matriz ou permanecer na antiga.

10 Como posso receber orientações para escolher fazer novas disciplinas ofertadas que acho relevantes e complementar minha formação antes de concluir o curso, mas sem atrasar minha formatura?

Sempre o contato mais próximo para informar-se sobre as mudanças curriculares é junto à sua coordenação de curso, que poderá estudar seu caso e sugerir possíveis disciplinas da nova matriz que possam ser cursadas como optativas na matriz antiga como complemento à sua formação. Você pode entrar em contato por mensagem pelo Whastapp das Coordenações de cursos no número (85) 9246-6625 e sua mensagem será direcionada à sua coordenação que poderá tirar todas as suas dúvidas a respeito das novas mudanças curriculares.