null Núcleo de Pesquisa promove I Congresso Internacional de Interpretação e Decisão Judicial

O evento acontece de maneira remota e traz grandes pesquisadores nacionais e internacionais para debater temas ainda pouco discutidos no Brasil

Martonio Mont’Alverne, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD) e orientador do NUPID (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de atualizar o meio acadêmico e o meio jurídico profissional de novos temas dentro do direito ainda pouco discutidos, o Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial (NUPID), projeto integrado pelos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFC, Unichristus e UNI7 e do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor/PPGD), promove o I Congresso Internacional de Interpretação e Decisão Judicial, entre os dias 09 de dezembro 2020 e 11 de dezembro de 2020.

“Os temas discutidos no I Congresso Internacional de Interpretação e Decisão Judicial já possuem grandes implicações práticas dentro do contexto jurídico atual, seja em tribunais ou até mesmo em escritórios, porém ainda são pouco abordados no meio acadêmico, principalmente no Brasil. É exatamente daí que vem a grande importância de trazer grandes nomes nacionais e internacionais para abrir um novo panorama de discussão acerca de temas tão relevantes para nós atualmente”, explica Martonio Mont’Alverne, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD) e orientador do NUPID.

Com as restrições impostas pela pandemia, o que antes parecia uma limitação, possibilitou a conexão entre pessoas dos mais diversos lugares e, com isso, o congresso acontece 100% online, recebendo importantes pesquisadores, nacionais e internacionais. Dentre os principais nomes, participarão como palestrantes: Matthew Krammer (Universidade de Cambridge), Jordi Nieva (Universidade de Barcelona), Stefano Dorigo (Universidade de Firenza), Ronaldo Porto Macêdo (FGV-SP), Lilian Stein (PUC/RS), Conrado Hubner Mendes (USP), Gilberto Bercovici (USP) e Clarissa Gross (FGV/SP).

Critérios jurídicos que orientam a fundamentação de decisões no Tribunal Constitucional, os impactos da Inteligência Artificial no processo judicial e na interpretação do direito, as contribuições das ciências cognitivas para o direito e as implicações dos desacordos morais na atuação da jurisdição constitucional, são alguns temas que irão ser debatidos durante o evento, a fim de promover um estudo interdisciplinar e atualizado no meio jurídico.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://bit.ly/3esLxIMA programação completa do congresso pode ser consultada pelo link de inscrição ou através do Instagram do NUPID (@nup.id).

I Congresso Internacional de Interpretação e Decisão Judicial
Data: 9 a 11 de dezembro de 2020