null Webinário de Ciências Médicas debate a importância de evidências científicas e políticas públicas

O evento acontece de forma virtual e é promovido pela Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza.

O pesquisador e professor do curso de Medicina da Unifor, Antônio Silva Lima Neto, mais conhecido como Tanta. Ele integra o comitê científico que auxilia os nove governadores do Consórcio Nordeste na tomada de decisões no combate à pandemia de Covid-19. (Foto: Ares Soares)

Será realizado, no dia 24 de março, o VII Webinário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Na ocasião, será abordado um assunto pungente e atual: "A importância das evidências científicas e políticas públicas". Os webinários do PPGCM têm por objetivo trazer à tona temas que tenham impacto e importância para a sociedade em geral.

O palestrante convidado é o professor Antônio Silva Lima Neto (Tanta), que além de docente da Unifor, é um dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Ele pontua que o tema do webinário é uma forma de ressaltar que as evidências científicas podem e devem sempre embasar boas práticas de gestão.

“Quando você segue orientações com base em evidências sólidas, a possibilidade de você ter melhores resultados é maior”, ressalta Tanta.

O palestrante nos lembra ainda que, durante o atual período de pandemia de Covid-19, foi possível atestar de forma muito clara a necessidade da valorização da ciência. Tanta explica que, em situações como essa, tomar decisões “no escuro” (sem comprovação científica) pode causar sérios danos, já que as decisões tomadas vão afetar a vida de milhões de pessoas.

“Quando se toma a decisão, por exemplo, de um isolamento mais rígido, (a decisão) está se  baseando numa série de critérios, de indicadores que demonstram que esse isolamento (lockdown) é necessário para que se salve uma proporção importante de vidas”, explica ele.

Tanta diz ainda que a situação é via de mão dupla, já que quando decidem flexibilizar o isolamento também é necessário que se sigam evidências que mostrem que tal decisão se faz necessária, analisando o que isso vai influenciar no custo e benefício da sociedade.

Além de influenciar em decisões importantes na gerência de uma pandemia, as evidências científicas se fazem necessárias por outro fenômeno surgido com a Covid-19: o negacionismo. Tal fenômeno, juntamente com a atual gestão do país, levou o Brasil a tratar as consequências da pandemia ao invés de preveni-la, usando drogas sem eficácia comprovada para o tratamento, “temos essa dificuldade a mais nesse momento tão grave do país, então, mais do que nunca, termos evidências poderosas é importante pra que se possa oferecer bem-estar social”, conclui o professor.

Aos interessados em acompanhar o evento, ele acontece no canal do Youtube da Universidade de Fortaleza, além de transmissão pelo canal da Instituição (canal 181 NET).

VII Webinário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM)
Data: 24 de março de 2021
Transmissão: YouTube Uniforcomunica e TV Unifor (canal 181 da NET)