null Homenagem a profissionais de saúde marca encerramento da Doe de Coração 2021

Ter, 28 Setembro 2021 12:02

Homenagem a profissionais de saúde marca encerramento da Doe de Coração 2021

O evento contou com a presença da presidente da Fundação Edson Queiroz e da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará

A solenidade homenageou seis profissionais de saúde que se destacaram em transplantes de órgãos e tecidos em 2020 (Foto: Ares Soares)

Na noite desta segunda-feira (27), a Fundação Edson Queiroz promoveu a solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020. O evento marcou o encerramento das atividades da 19ª edição do Movimento Doe de Coração.

A mesa de abertura contou com a participação da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; o reitor em exercício da Universidade de Fortaleza, Randal Martins Pompeu; a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Lia Brasil; a coordenadora da Doe de Coração 2021, Janaína Ramalho, e a secretaria executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Ricristhi Gonçalves.

“Nesta noite, eu quero celebrar com vocês a prova dessa força de vontade e do amor que supera toda e qualquer barreira. As doações de órgãos e tecidos não pararam, o serviço de transplantes resistiu às dificuldades da pandemia e muitas vidas foram salvas”, declarou a presidente da Fundação.

Lenise Queiroz também fez menção à premiação que a Fundação Edson Queiroz recebeu no mesmo dia, o prêmio 'Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil', entregue pelo Ministério da Saúde, em Brasília. Mais um reconhecimento à campanha Doe de Coração, que tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

“Desde 2003 nós seguimos firmes nessa jornada. São muitos desafios e conquistas. Por isso, não poderíamos deixar de agradecer aos nossos parceiros, artistas e a todo o povo cearense por realizarmos mais uma campanha da Doe De Coração. Especialmente aos profissionais de saúde que doaram o seu tempo, conhecimento e seus cuidados nesse último ano”, agradeceu a presidente.

Fazendo a diferença

A 19ª edição do Movimento Doe de Coração iniciou no dia 1º de setembro. Durante todo o mês, diversas ações presenciais e virtuais mobilizaram a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. A coordenadora da Doe de Coração 2021 ressaltou a importância da campanha em fazer a diferença no número de transplantes de órgãos e tecidos no Ceará, um “orgulho para a Universidade (Unifor) e para os cearenses”.

“No ano da pandemia, as dificuldades foram maiores. Mas as equipes conseguiram se reinventar e diminuir, minimizar os impactos que a pandemia trouxe para esses pacientes. Então, eu queria finalizar parabenizando essas pessoas (homenageadas) que representam tão bem as pessoas que trabalham com transplante", enfatizou.

A secretaria executiva da Saúde do Ceará destacou o trabalho desenvolvido pela Fundação Edson Queiroz, através do Movimento Doe de Coração, ao longo desses anos. De acordo com ela, por meio da informação, a campanha tem ajudado a quebrar mitos e a sensibilizar as pessoas a doarem órgãos e tecidos.

“Nós tivemos, sim, um impacto (nos transplantes, durante a pandemia). Mas não foi tão grande graças a ações como essa que vocês desenvolveram. Porque a gente sabe que muito da recusa de doar órgãos e tecidos vem da desinformação. E vocês estão na contramão disso. Vocês estão informando, dizendo às pessoas o quanto é importante ‘você continuar uma vida em outra vida’. E isso também é doação. Então a Secretaria da Saúde do Estado agradece de coração tudo o que vocês vêm fazendo, a todos os profissionais que têm se dedicado a essa campanha, desde que ela iniciou. Vocês têm feito muito a diferença”, disse Ricristhi Gonçalves.

Profissionais homenageados

Uma comissão de professores do Centro de Ciências da Saúde da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados. Os profissionais que atuam em transplantes no Ceará representam os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia da Unifor. Na noite de ontem, mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, receberam a placa de homenagem os professores Ana Daltro, Paulo Germano de Carvalho, Mônica Studart, Silvia Fernandes, Walter Cortez e a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa.

Confira abaixo as fotos do evento.