null Movimento Doe de Coração 2021 será lançado em 1º de setembro

Sex, 20 Agosto 2021 17:19

Movimento Doe de Coração 2021 será lançado em 1º de setembro

O lançamento será às 10 horas, em live transmitida pelos canais da Unifor nas redes sociais. Como novidade, a campanha homenageará profissionais de saúde que se destacaram na realização de transplantes de órgãos e tecidos em 2020

A coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, professora Janaína Ramalho, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

No próximo dia 1º de setembro, terá início a 19ª edição do Movimento Doe de Coração, realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). A campanha tem o compromisso de esclarecer sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e conquistas na realização de transplantes no Ceará.

“Queremos discutir sobre os principais fatores que vêm limitando a oferta de órgãos para transplantes e sobre o que podemos fazer para enfrentá-los, melhorando assim uma espera que sempre existiu, mas que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus”, ressalta a coordenadora do Movimento Doe de Coração 2021, a professora Janaína Ramalho, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza.

Além das ações tradicionais da campanha, a Doe de Coração deste ano homenageará profissionais de saúde que se destacaram na área de transplantes em 2020. A relação de homenageados será divulgada na live de lançamento da Doe de Coração, que acontecerá de forma virtual, ao vivo, às 10h, com transmissão pelas redes sociais da Unifor e TV Unifor (181 NET).

Com o tema “Doe de Coração e os desafios do transplante de órgãos e tecidos em tempos de pandemia de Covid-19”, a live terá a participação da professora Janaína Ramalho, do professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o cirurgião do aparelho digestivo e de transplante de fígado Huygens Garcia, e do presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), o gastroenterologista Edson Arakaki. A mediação será da jornalista Taís Lopes.

Doe de Coração 2021

A programação seguirá com diversas ações presenciais e virtuais para mobilizar a sociedade civil, como também instituições públicas e privadas cearenses. Até 30 de setembro, ocorrerão atividades como lives, ações de conscientização em escolas públicas e privadas, hospitais, shopping centers, praças e avenidas, sorteio de camisas, distribuição de kits e panfletos sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Já no Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, será realizada a solenidade de homenagem aos profissionais de saúde que se destacaram no combate à Covid-19.

A homenagem é um reconhecimento da Fundação Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza ao trabalho e à dedicação dos profissionais de saúde pela realização de transplantes, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19. Uma comissão de professores da Unifor foi responsável pela escolha dos homenageados, destaques em suas respectivas áreas de atuação: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia.

Transplantes no Ceará

O agravamento da pandemia provocou a queda nas taxas de doação e transplantes, mas não venceu a esperança de quem luta para salvar vidas. Apesar das dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes não foram suspensos no Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, neste ano, até 10 de agosto, foram realizados 781 transplantes de órgãos e tecidos. Destes, 121 ocorreram nos meses de março e abril, “quando a situação epidemiológica apresentava dados elevados, ocasionando uma paralisação temporária dos transplantes renais e pancreáticos”.

“É importante destacar o esforço de todas as equipes envolvidas direta e indiretamente no processo doação e transplante e a solidariedade do povo cearense. Nos meses de maio a agosto já apreciamos uma recuperação progressiva, com a normalização na realização de todos os transplantes”, ressalta a pasta.

Lançamento do Movimento Doe de Coração 2021
Data: 1º de setembro de 2021