Educação em Cirurgia - Módulo Sutura Fundamentos

cirurgia

Objetivo geral

Exposição aos fundamentos da Síntese em Cirurgia. Desenvolvimento de Atitudes, Habilidades e Competências em Sutura baseadas em estações e simulações.

• Pontuar aspectos do desenvolvimento histórico das suturas.
  • Acumular e sedimentar conhecimento em sutura.
  • Identificar e executar os principais movimentos facilitadores da técnica operatória em suturas.
  • Conhecer os principais métodos de sutura interrompida e de sutura contínua.
  • Treinar e Executar Sutura em estações de treinamento com exercícios.
  • Reconhecer fios e agulhas empregados em Suturas, de acordo com o tecido.

Graduandos em Medicina com interesse em cirurgia.

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: 29 e 30 de janeiro. 5, 6, 9, 19 e 20 de fevereiro
  • Carga horária: 20 h/aula
  • Duração: 07 dias

Horários do curso

• Modalidade: presencial
  • Horário: 17:30 às 21:30

Vagas: 10

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174

Aula 1 - FUNDAMENTOS e  HISTÓRIA DAS SUTURAS;
Aula 2 -AGULHAS, FIOS E TECIDOS;
Aula 3 - ERGONOMIA, ATITUDES E POSIÇÃO COM INTRUMENTOS,
Aula 4 - SUTURAS INTERROMPIDAS;
Aula 5 - SUTURAS CONTÍNUAS

Estação Prática 1 -  Instrumentos, postura, atitudes e movimentos ; Posicionamento de Contas, Ambidestria, habilidades manuais.
Estação Prática 2 - Habilidades no manuseio da agulha, carregamento e passagem por tecido ; Sutura Interrompida.
Estação Prática 3 - Sutura Interrompida.
Estação Prática 4 - Sutura Contínua.
Estação Prática 5 - Sutura Interrompida e Sutura Contínua.

Docentes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Universidade de São Paulo (2005). Foi cirurgião do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, onde fez residência médica, cirurgião estagiário do Texas Heart Institute em Houston, Texas e do NRW Herzzentrum, em Bad Oyenhausen, Alemanha. Atualmente é professor-assistente da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de cirurgia geral, cirurgia torácica e cirurgia cardiovascular, com ênfase em videocirurgia cardíaca e cirurgia minimamente invasiva. Foi responsável pela realização pioneira de procedimentos minimamente invasivos em cardiologia cirúrgica nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Belo Horizonte. Coordena as atividades de pesquisa na Unidade de Habilidades e Simulação em Cirurgia-UHSC do Nubex da Unifor.

Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 680,00

Descontos
Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

OBS.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria para receber a autorização do desconto e pagá-lo na Tesouraria da Unifor.

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma online, no ato se sua inscrição. Para a forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.