eHealth na prática: da ideia ao usuário

Objetivos do curso

Capacitar alunos das Ciências em Saúde, com interesse em eHealth, a desenvolverem estratégias aplicáveis aos cuidados em saúde.

Justificativa do curso

O crescente acesso da população às tecnologias da informação e comunicação cria uma janela de oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas digitais, que integrem equipamentos que já fazem parte do cotidiano das pessoas, com o objetivo de ampliar o alcance da educação e da assistência em saúde. Entretanto, para “tirar as ideias do papel”, diante de tantas possibilidades, é preciso ser capaz de identificar as lacunas de atenção, conhecer o público-alvo, definir a melhor estratégia, dialogar com a equipe multiprofissional e traçar metas factíveis para a implementação e a avaliação contínua do projeto.

O curso eHealth na prática: da ideia ao usuário irá capacitar o aluno a desenvolver o pensamento crítico baseado na realidade de saúde local para o desenvolvimento de soluções digitais com condições de incorporação nos cuidados em saúde.

Alunos de graduação e pós-graduação em das Ciências em Saúde.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala B8

Até 10 de março de 2022, ou enquanto houver vagas.

12 e 26 de março e 09, 23 e 30 de abril de 2022

8 às 12h

13 às 17h

Híbrido

• Estratégia de Saúde Digital 2020-2028
  • Introdução à eHealth:
  • Histórico
  • 4 Subáreas:
  • mHealth
  • e-Learning
  • Telemedicina
  • Sistemas de informação em saúde

• Delineando a necessidade em saúde (Como a tecnologia pode contribuir na sua prática clínica)
  • O que?
  • Já existe?
  • Para quem?
  • Aonde?
  • Resultados esperados
  • Profissionais necessários
  • Instituição de saúde ou Universidade?
  • Origem dos recursos
  • Implementation Science:
  • O que é?
  • Como aplicar
  • Análise do contexto

• Comunicação com equipe multidisciplinar (cientista da computação, engenheiro, programador, design gráfico)
  • Referencial teórico da ferramenta
  • Lei Geral de Proteção de Dados
  • Testes iniciais:
  • Usabilidade
  • Teste com juízes

• Engajamento
  • Avaliação do uso da estratégia:
  • Dados do servidor
  • Pesquisa de satisfação
  • Experiência do usuário
  • Estratégia de divulgação
  • Apresentação de cases

Juliana Gomes Ramalho de Oliveira

Enfermeira graduada pela Universidade de Fortaleza; Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Experiência na área de Enfermagem, Saúde do Adulto e Nefrologia (hemodiálise e transplante renal). Desenvolve pesquisas nas áreas de Enfermagem, Saúde Coletiva, Nefrologia e eHealth (Saúde Digital).

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 938,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.