Empreendedorismo e Identificação de Oportunidades de Negócios

Objetivos do curso

O objetivo é formar profissionais que possam desenvolver novos negócios ou renovar atividades atuais, sempre de olho no futuro. Os conhecimentos adquiridos no curso vão servir para empreendedores de todos os setores e tamanhos: micro, pequenas, médias e grandes.
O egresso no curso será capaz de:
Compreender os conceitos relativos ao empreendedorismo;
Identificar oportunidades de negócios;
Desenvolver o potencial visionário.

Justificativa do curso

O Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Dessa forma, o curso se justifica pela necessidade de uma maior formação na área pertinente ao mundo dos negócios na contemporaneidade. Nota-se, que o tema empreendedorismo ganha cada vez mais novos espaços e maior visibilidade social. É fundamental que os profissionais de gestão possuam noções sobre empreendedorismo e seus subtemas, como: planejamento do futuro negócio, inteligências múltiplas, motivação do ser humano, criatividade e auto empreendedorismo, dentre outros subtemas de suma relevância para uma gestão privada e/ou pública que deve trabalhar com os princípios de economicidade, eficiência e eficácia em todos os seus processos.

Público-alvo

• Empreendedores, universitários, estudantes, profissionais liberais e autônomos
  • Pessoas que querem empreender, que querem ser um empreendedor de sucesso.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

02 de outubro de 2022 ou até enquanto houver vagas.

03, 05, 10, 17, 19 e 24 de outubro de 2022

19 às 22h

• Empreendedorismo: conceitos e definições.
  • O Perfil e as características do empreendedor.
  • As habilidade e competências necessárias aos empreendedores.
  • A identificação das oportunidades de negócios.
  • Conceitos e definições sobre crises e oportunidades.
  • Técnicas de identificação de oportunidades.
  • Ferramentas e Planilhas na elaboração do Plano de Negócios.
  • Empreendedorismo na era do Comércio Eletrônico.
  • Elaboração do Plano de Negócio. Conceitos e definições.
  • A estrutura do Plano de Negócio.

Milton Sousa,

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na EGADE Business School, Tecnológico de Monterrey (México, 2015-2016). Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) (Brasil, 2010-2013), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal (Canadá, 2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Brasil, 2006-2008), e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (Brasil, 2001-2005). Participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual). Atuou como gestor e/ou consultor de diversas organizações privadas, públicas e do terceiro setor. No âmbito acadêmico, tem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, e interesse de pesquisa nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Empreendedorismo, bem como prêmios pela qualidade da produção científica. Atuou como Líder do Tema no no EnANPAD (2018-2020), ENGEMA (2017-2020), SemeAd (2019-2020), EGEPE (2020) e SIMPOI (2017). É Editor Associado da Brazilian Administration Review (BAR) (2017-Atual) e foi Editor-Chefe da Revista Ciências Administrativas (UNIFOR) (2018). É Consultor de Avaliação da CAPES. Foi Coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) (2013-2016) e Coordenador da Escola de Pós-Graduação de Comunicação e Gestão (2017), ambos na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Vice-Reitor de Pesquisa (2021-Atual) e Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2013-Atual), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e como Coordenador no Mestrado Profissional em Administração (MPA), além de atuar no Comitê Científico da divisão de Estratégia em Organizações (ESO) da ANPAD (Gestão 2021-2023).

Forma de Pagamento

Matrícula de R$ 528,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).