Estação de tratamento de lixiviados

Uma mão segurando uma garrafa pet em destaque.

Objetivo do Curso

Na sociedade moderna, um número cada vez maior de pessoas está morando nas áreas urbanas e produzindo quantidades expressivas de resíduos sólidos. Essa produção individual reunida pelas municipalidades gera uma série de problemas, desde a coleta, passando pelo transporte e o destino final. Devido a esse problema, que acaba afetando as cidades, o Governo Federal estabeleceu uma legislação abrangente que implica diversos atores da sociedade, poder público e iniciativa privada para a questão dos resíduos sólidos (a Lei no. 12.305/2010), que precisa ser colocada em prática, gerando a necessidade de novos profissionais, de diferentes áreas, para a busca de soluções adequadas ao porte do município e a suas necessidades.

O curso tem como objetivo capacitar o aluno quanto à operação e gestão de Estação de Tratamento de Lixiviados, à luz do arcabouço legal e normativo vigente.

Até 31 de outubro de 2021, ou enquanto houver vagas.

03, 05, 08, 10 e 12 novembro 2021

19:00 às 22:00h

• Definições;
  • Impactos ambientais causados por lixões;
  • Formas de encerramento e reabilitação de áreas degradadas;
  • Critérios a serem Observados no Encerramento de Lixões;
  • Requalificação da Área.

Flávia Medeiros Souza

Mestre em Tecnologia Ambiental, Pós-graduada em Gestão Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas, Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental, Química, Auditor Líder de Sistemas de Gestão ISO 14001:2015, ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018 IRCA e Auditor de laboratórios químicos, Química.
É Diretora da empresa FMS CONSULTORIA AMBIENTAL.
Desenvolve trabalhos em Gestão das Células de Tratamento de Resíduos (classe I e II)- gerenciamento de resíduos, licenciamentos ambientais, implantação de programas da qualidade e meio ambiente, certificação ambiental, qualidade e segurança do trabalho,captação da água de chuva. Projetos ambientais: PRAD, PA, PGRCC, PGRS, entre outros. Realização de treinamentos, palestras, auditorias, responsabilidade socioambiental e educação ambiental. Desenvolve ainda monitoramento e projetos de estações de tratamento de efluentes.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.