Estratégias para avaliação do ruído ocupacional Como classificar o risco para o PGR

Estratégias para avaliação do ruído ocupacional - Como classificar o risco para o PGR

Objetivo do curso

Neste curso você aprenderá a aplicar os princípios de avaliação do Agente Físico Ruído visando o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais.
Recomendar e orientar medidas de prevenção e controle de riscos ocupacionais.
Aplicar de forma adequada a classificação de riscos, atendendo aos requisitos do PGR – NR 1.

Justificativa do curso

Legislações trabalhistas e previdenciárias em evidência com adventos do Programa de Gerenciamento de Riscos e e-social tornam necessária a constante atualização do profissional de saúde e segurança do trabalho com foco em atuação em higiene ocupacional.  O curso visa auxiliar os profissionais a entenderem a complexidade e a importância do seu papel na gestão do agente físico ruído nas empresas.

Público-alvo

Profissionais de nível médio e graduados, com formação em segurança do trabalho, engenharia, medicina, física, biologia, química, farmácia e demais profissionais das áreas de Ciências Exatas e da Saúde atuando na área de Higiene Ocupacional.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: 23 de agosto de 2022
  • Carga Horária: 8 h/aula
  • Duração: 01 dia

Horários do curso

• Modalidade: Presencial
  • Horário: Terça, das 8 às 17:00

Vagas: 30

• Breve revisão de conceitos de acústica
  • NR-09 / NR 15
  • Descritores aplicáveis aos requisitos de saúde ocupacional
  • Como identificar e caracterizar as fontes geradoras
  • Como identificar e caracterizar o perigo
  • Agentes físicos e químicos que contribuem para o risco e possuem sinergia com o ruído
  • Aplicação de referências ACGIH/OSHA/NIOSH nos porcessos de avaliação do ruídor
  • Análise de dados histórico de avaliações, como utilizar
  • Quais fontes e referências para identificar potenciais lesões e agravos à saúde
  • Como identificar os fatores ambientais e demais condições de trabalho que possam influenciar na exposição ao ruído e nas respostas dos instrumentos
  • Normas internacionais (ISO, IEC, ASNSI) aplicáveis ao ruído ocupacional (instrumentação)
  • Normas internacionais (ISO, EN) aplicáveis ao ruído ocupacional (estratégia de amostragem)
  • Normas internacionais (ISO, EN) aplicáveis ao ruído ocupacional (critérios de avaliação)
  • Aplicação de incerteza de medição nas avaliações
  • Normas ABNT aplicáveis na avaliação do ruído ocupacional
  • ABNT NBR 16077, como calcular o nível de exposição protegido com uso de protetores auditivos – controle individual
  • Noções de controle coletivo
  • Análise espectral do ruído, para que serve e onde aplicar nos documentos legais
  • Como avaliar exposições com variação da exposição entre dias da mesma semana
  • Estudos de casos
  • Como identificar e classificar o risco

Ricardo da Silva

Vivência na área de química, física, metrologia, segurança e saúde do trabalhador em empresas nacionais e multinacionais de grande, médio e pequeno portes desde 1991, membro da SBM (Metrologia), membro da ABHO desde 1998, certificado em 2004, membro da Sociedade Brasileira de Acústica- SOBRAC, membro da Sociedade Brasileira de Química SBQ, membro da Sociedade Brasileira de Física - SBF e membro da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência - SBPC; atuação como Inspetor, Técnico, Instrutor, Docente, Engenheiro, Perito, Assistente Técnico, Consultor e Coordenador de estágios e projetos. Ampla experiência na avaliação das condições ambientais (Vibração: Corpo inteiro e membros superiores) ruído: dosimetria, análise de freqüência, ruído ambiental (conforto da comunidade-NBR10151/ Conforto em Ambientes Internos NBR 10152), Vibração (ocupacional, normas ISO e NHO e Ambiental DD2007-CETESB), Calor/Frio: Stress e Conforto Térmico, Iluminação (avaliações para risco, conforto e projetos, com atendimento a NBR ISO 8995-1) e NHO 11, com expertise em determinação de IRC, Temperatura de Cor, Ofuscamento e Fliker. Avaliações da exposição a agentes químicos: gases, vapores, aerodispersóides e ergonomia segundo os critérios nacionais (Ministério do Trabalho e Fundacentro), bem como, os critérios internacionais (ACGIH, AIHA, NIOSH, OSHA). Amplo conhecimento em Instrumentação e Metrologia aplicada a SSTMA. Estudos de Impacto Ambiental, Análise de Riscos – Critério CETESB. Habilidade e prática na identificação e análises de substâncias químicas e no manuseio de instrumentos de medição e análise. Desenvolvimento de métodos analíticos e estratégias de amostragem de agentes químicos e físicos. Prática em Análises de Riscos. Elaboração de mapeamento de riscos em processos. Desenvolvimento e coordenação de Programas (PPRA, PGR, PPR, PCA, GRO). Familiaridade com a legislação vigente. Conhecimento e aplicação de normas da série ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, ISO 31000, 45001 Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; execução de auditoria em SST.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 765,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.