FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Objetivo geral

Preparar profissionais e alunos para implantar negócios pautados na inovação, sustentabilidade e de acordo com anseios e necessidades dos seus clientes.

Objetivos específicos

  • Desenvolver competências nas áreas de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade;
  • Tornar o empreendedor apto a colocar a ideia no papel, levando em consideração o cenário atual;
  • Validação do segmento de clientes, por meio do encaixe (fit) com a proposta de valor; 
  • Validação da ideia/negócio, com base nas ferramentas propostas. 

Justificativa do curso

O curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação visa desenvolver nos alunos e profissionais interessados competências nas áreas de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade, pautados na inovação, no sentido de preparar os alunos à implementar seus negócios/projetos, com base no mundo VUCA e BANI, no qual as empresas precisam se adaptar e se preparar para atender às demandas do mercado.

Nesse sentido, o curso irá abordar elementos importantes para os empreendedores que desejam rever seus modelos de negócio, bem como trazer luz às novas oportunidades de negócio.

Público-alvo

Empreendedores que precisam revisar seus modelos de negócio, alunos que querem aprofundar seus conhecimentos acerca do tema e os demais interessados em empreender.

Carga horária
32h

Vagas
40

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Mais informações

até  03 de setembro de 2022

03, 10, 17 e 24 de setembro de 2022
08, 22 e 29 de outubro de 2022
05 de novembro de 2022

Sábado, 8 às 12h

Presencial

Um raio x do Empreendedorismo no Brasil e no mundo.

- Entendimento sobre o cenário atual;
- Diferenciação entre ideia e oportunidade de negócio;
- Identificação da dor do cliente;
- Identificação do público-alvo;
- Criação de formar atraentes de gerar valor;
- Definindo a Proposta de Valor.

- Definição do Problema;
- Pesquisas de dados primários X dados secundários;
- Desk Research;
- Triangulação da Pesquisa: entrevista, olhar etnográfico, design participativo;
- Definição da Persona e Mapa de Empatia;
- Jornada do cliente.

- Prática do Brainstorming;
- Definição das ideias à serem testadas;
- Ferramentas de Prototipação;
- Validação do Protótipo de acordo com a etapa de Ideação;
- Ferramentas de Teste e Iteração.

- Conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- ESG (conceitos e aplicação);
- Como inovar com impacto.

- Conceitos e Tipos de Liderança;

- Liderança no século XXI (o papel do líder, sua construção e atuação);

- Liderança e Ética;


- Liderança e Comunicação Empresarial.

- Modelo de Negócio (Business Model Canvas);
- Product Market Fit.
 

Rogério Nicolau

Graduado em Administração, especialista em Marketing pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Administração de Empresas – Unifor. Professor das disciplinas de empreendedorismo, gestão ambiental e Teoria Geral da Administração da Unifor, coordenou durante 8 anos a Divisão de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza, atualmente coordena o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade - EGES além de vários projetos em parceria com empresas como COELCE, Sistema Verdes Mares, Diário do Nordeste, Banco do Nordeste dentre outros.

Renata Torquato

Graduada em Administração e Fisioterapia, pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestra em administração. Trabalhou como sócia-gerente comercial na empresa Torquato Confecções Ltda durante 8 anos.  Atualmente trabalha no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade- EGES, além de lecionar as disciplinas de intercursos 1 e 2, empreendedorismo e captação de recursos nos cursos de administração, Marketing e Eventos.

Forma de Pagamento

Matrícula de R$ 391,00

Descontos

Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).