Gerenciamento Corporativo de Processos

Gerenciamento Corporativo de Processos

Objetivo do Curso

Formar especialistas em Processos de Negócios.

Justificativa do Curso

Justifica-se devido ao aumento da complexidade e dimensões dos processos que envolvem os negócios das corporações. A capacitação de profissionais acerca de ferramentas, tecnologias e melhorias práticas de gestão do negócio voltadas para otimização dos resultados têm sido cada vez mais valorizada e justificada. A proposta do curso consiste em uma visão holística do gerenciamento, focando no alinhamento dos processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes, buscando a efetividade e eficiência sem prejuízo à inovação, flexibilidade e integração tecnológica. Para se atingir os resultados estabelecidos pelas organizações, propõe-se o uso de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, contempladas no conteúdo do curso. 

Público-alvo

Profissionais que atuam no planejamento e gestão de organizações públicas ou privadas, portadores de diploma de graduação, sobretudo na área de Tecnologia da Informação, Administração ou Engenharias. 

Conhecimentos necessários para a participação no curso

Noções de BPM.

Carga horária
20 h

Vagas
7

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174

Mais Informações

Até 05 de fevereiro de 2022, ou enquanto houver vagas.

07, 09, 14, 16 e 21 de fevereiro de 2022

19 às 22h

Híbrida

  • Níveis da HCV (Hierarquia de Criação de Valor).
  • Arquitetura de negócios.
  • Framework de arquitetura de processos de negócio.
  • Desdobramento da arquitetura de processos.
  • A arquitetura como suporte a gestão de mudanças.
  • Rastreabilidade e integridade dos elementos da arquitetura.
  • A importância da cadeia de valor.
  • Como desdobrar as metas estratégicas em metas por processos.
  • Como definir os indicadores de desempenho para os Processos.
  • Como monitorar o desempenho (custo, prazo, capacidade e qualidade) dos processos em tempo real.
  • Agilidade na tomada de decisão.
  • A cultura da alta performance. 
  • Escritório de processos.
  • Exercícios e seminários Modelos de maturidade em processos.
  • Diagnóstico do nível de maturidade.
  • Identificação de pessoas-chave.
  • Planejamento de entrevistas.
  • Coleta de informações.
  • Análise de informações.
  • Elaboração do relatório de diagnóstico.
  • Elaboração do plano de ação para elevação do nível de maturidade.

Nicir Chaves 


Mestrado: Master en Dirección y Gestión de los Sistemas de Seguridad Social, Universidade de Alcalá - España (2013).
Especialização: em Gestão Pública, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). MBA em Gestão de Processo de Negócio, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2018).
Graduação: Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1994).
Certificações: CBPP® Red Seal (Certified Business Process Professional), pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). ECM® Specialist e Practitioner, pela Association for Information and Image Management (AIIM), maior entidade internacional no mercado do gerenciamento de informações. PPC® (Certified Personal e Professional Coaching) pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).

Atuação Profissional: Gestora de Inovação e Gestão da Estratégica na Previdência Social; Diretora de Gestão Estratégica do Ministério do Esporte (ME), (2018); Coordenadora de Gestão da Estratégica e Inovação Institucional do Ministério da Fazenda (MF), 2017-2018; Assessora de Gestão Estratégica e Inovação Institucional do Ministério da Previdência Social (MPS), 2009-2017; Assessora do Ministro da Previdência Social, 2009; Vice-Presidente de Educação da Association of Business Process Management Professionals (ABPMP), 2016 até a presente data; Gerente de Agência Previdência Social (APS), 1994-2003.

Colaboração como Consultora Pública em Órgão Públicos nos processos de Gestão do desenvolvimento e inovação; Gestão da Estratégia; e Gestão da Informação Corporativa. Órgão Públicos onde atuou: AGU; CGU; GSI; ABIN; MF; RFB; MPAP; MP; MCTIC; (MTb); MS; SES; MMFDH; ME; Arquivo Nacional (AN); INSS; PREVIC.

Prêmios e Destaques: (i) Prêmio Desempenho Funcional - Categoria Ideias Inovadoras, Ministério da Fazenda, 2017; (ii) Prêmio de Servidor Empreendedor, GovLab Brasil, 2016; (iii) Prêmio no Concurso de Boas Práticas da CGU, 2015; (iv) 9º Lugar no II Prêmio de Monografia da Previdência Social, ANFIP, 2004; (v) Destaque no Prêmio Ideias Inovadoras da Previdência Social, 2002; (vi) Destaque no Prêmio Ideias Inovadoras da Previdência Social versão 2002; (vii) 1º Lugar no Prêmio Ideias Inovadoras da Previdência Social - Categoria Especial, 2000; (viii) 2º Lugar no Prêmio Ideias Inovadoras da Previdência Social - Categoria Específica, 2000.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 513,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.