História da Arte Cearense Curso de Curta Duração

Pintura que faz referência a arte cearense

Objetivos gerais

Oferecer aos alunos uma imersão nas obras de arte fundamentais para se entender a arte cearense e seu diálogo com a arte nacional, entre os anos 1920 a 1960.

Objetivos específicos

Apresentar temas presentes na produção das artes plásticas do período, relacionados com a arte nacional;

Realizar leituras das obras chaves para o entendimento da arte cearense;

Incentivar por meio de práticas, a pesquisa sobre os artistas cearenses;

Desenvolver conjuntamente verbetes sobre os artistas pesquisados;

Aproximar os alunos dos artistas cearenses e da coleção de arte da Unifor;

Aumentar o gosto pela arte.

Público-alvo

Estudantes, profissionais relacionados com a arte e pessoas interessadas em conhecer melhor a nossa Belas Artes.

Conhecimentos necessários para participação no curso:

2° grau completo.

Carga Horária

30 vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Mais Informações

Até o dia 03 de abril de 2019

15 de abril a 30 de setembro de 2019

16h às 18h (2ª e 4ª feira)

Dividido em quatro assuntos cronológicos que serão abordados em cada mês, e em cada um deles terá a participação de um artista em uma das aulas sobre os temas abordados:

• Aula Inaugural - O Ceará como interesse de estrangeiros e do Império: expedições e alegorias
  • Artistas Exploradores: O sertão
  • Artistas Exploradores: A Praia e a luz
  • Os artistas olham o mundo: o Modernismo e a cidade
  • A “civilização” Ceará: Tangências com o Modernismo baiano e o projeto de Lina Bo Bardi para o Nordeste

Jacqueline Medeiros

Bacharelado em Artes Visuais; mestre e doutora em História e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Possui artigos publicado em anais de congressos de História da Arte no Brasil, Universidade de Maryland-USA e na revista de Políticas Públicas da UFBA;

Escreveu prefácios de livros sobre arte contemporânea e textos em revistas especializadas de Arte como a Revista Dartes, ed. 33 e 47.

Parecerista selecionada por edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará para o período 2016-2017.

Participou de comissões de seleção de artes visuais do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará, editais Funarte-Marco Antônio Vilaça e Redes de Artes Visuais, I Edital das Artes da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Salão de arte de abril de Fortaleza, XV Salão Unifor Plástica-CE, Porto Iracema das Artes nas edições de 2013 e 2016. De 2013 a 2015.

De abril de 2015 a abril de 2016 foi articuladora das artes visuais da Política Nacional das Artes pela Funarte e Ministério da Cultura.

Desde 2003 é responsável pelo acervo de arte e pelas artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza, onde implantou a sistemática de editais públicos para seleção de projetos de artes visuais, realiza curadoria de exposições do acervo e ações de formação.

Atua de forma independente realizando curadoria de exposições e ministrando cursos de arte.

Matrícula de R$ 1.039,00 (hum mil e trinta e nove reais).

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 495,00

OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.

Matrícula de R$ 1.039,00 (hum mil e trinta e nove reais).