Jornada da Publicação: do Planejamento à Submissão do Artigo Científico Educação Continuada

Óculos de grau sobre jornal.

Objetivo geral

Elaborar um artigo científico apto à submissão no meio de desejo do aluno (revista científica, evento acadêmico, capítulo de livro, etc).

Ao final do curso os participantes serão capazes de:

• Planejar o desenvolvimento de uma pesquisa científica;
  • Elaborar um projeto de pesquisa;
  • Executar uma pesquisa;
  • Desenvolver a escrita científica para elaboração de artigos.

Público-alvo

Alunos da graduação e pós-graduação lato e stricto sensu que desejem desenvolver aptidão para pesquisa científica, buscando meios de compreender os caminhos da pesquisa científica e aprimorar a escrita.

30h | 11h síncronas e 19 assíncronas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3114
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Fone de contato: (85) 3477.3178
  • Endereço de contato: Bloco B, sala B08

mais informações

Até 17 de janeiro de 2021 ou enquanto houver vagas.

18, 23, 25 de janeiro de 2021;
01 e 06 de fevereiro de 2021.

Segunda-feira, das 18h às 20h;
Sábado, das 9h às 12h.

Aulas síncronas.

• Identificação do tema para pesquisa;
  • Elaboração do problema/pergunta de partida;
  • Objetivos de pesquisa;
  • Metodologia;
  • Sumário e cronograma;
  • Aula bônus (ao vivo): Rotina, produtividade e hábitos de estudo.

• Lendo artigos científicos;
  • Revisão bibliográfica;
  • Redação científica: o que fazer e o que não fazer;
  • Instrumentos de coleta de dados: entrevistas, surveys e observação;
  • Estudo de caso;
  • Análise jurisprudencial.

• Ferramentas para automatização de referências;
  • Conclusão;
  • Introdução;
  • Resumo e Palavras-chave;
  • Submissão.

Antes do início: enviar para os matriculados um questionário para apresentação do discente

Um encontro semanal síncrono, às segundas-feiras. Os encontros terão dois momentos. O primeiro, que intitulei de “check-in” terá o objetivo de dar feedbacks sobre as atividades da semana anterior, apresentar o conteúdo da semana corrente e lançar o desafio para os próximos dias. O momento final de “check-out”, terá como objetivo avaliar a semana que passou e tirar dúvidas.

Durante a semana, todos os dias, os alunos receberão videoaulas gravadas no grupo do telegram, com conteúdo programático para elaboração do artigo.

Além disso, como a proposta é que o curso funcione como um laboratório de produção dos artigos, buscando personalizar ao máximo a experiência de cada aluno, o grupo no telegram estará disponível para troca de materiais, tira-dúvidas e acompanhamento com a professora ao longo da semana.

• Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Lisboa;
  • Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2016), com período de intercâmbio acadêmico no Programa de Mestrado em Direito na Universidade de Humboldt (Berlim, Alemanha), tendo pesquisado na área de Online Dispute Resolution;
  • Coordenadora dos cursos de Especialização em Mediação e Gestão de Conflitos, e Direito e Processo de Família e Sucessões da Universidade de Fortaleza;
  • Commitment-maker no encontro da Clinton Global Initiative University (2016);
  • Possui pesquisa e publicações referentes aos impactos jurídicos e sociais das tecnologias, e à gestão de conflitos.

• Professora Universitária, assessora jurídica na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE);
  • Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará;
  • Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza;
  • Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2018);
  • Áreas de interesse e pesquisa: Direitos Humanos, Empresas, Direito Processual, Direito Constitucional, Hermenêutica Jurídica, Direito Civil e Psicologia Jurídica.

Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 599,00

Descontos
Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: 10%

À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.

OBS.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria para receber a autorização do desconto e pagá-lo na Tesouraria da Unifor.

Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma online, no ato se sua inscrição. Para a forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada